Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Dúvidas sobre Scion of the Ur-Dragon + Wheel of Sun and Moon
 Dúvidas sobre Scion of the Ur-Dragon + Wheel of Sun and Moon
Utherdraco

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 38
Registro: 05/02/16

Postado em: 12/07/18 12:10
Boa tarde.

Estou com uma dúvida a respeito de um suspeito combo de Scion of the Ur-Dragon e Wheel of Sun and Moon. Pelo efeito ativado do Ur, ele tutoraria um dragão e colocaria no cemitério, só então se tornaria cópia daquele dragão. Pela lógica, cartas como Rest in Piece anulariam esse efeito, pois o dragão tutorado nem chega a ir pro cemitério. Mas no texto do Wheel, o card que seria colocado no cemitério é revelado, e volta para o fundo do deck. Isso não seria informação suficiente para o ur terminar o efeito da cópia? É um caso bem específico que tem causado dúvidas por aqui. Se puderem responder e explicar certinho, agradeceria ^^
 
Figs

Goblin
0 Referências
Posts: 225
Registro: 06/12/13

Postado em: 12/07/18 13:14
O que importa para que a habilidade do Scion funcione é que você possa pagar o custo de ativação e procurar no seu deck por uma carta de permanente do tipo dragão.

Se ele for para o cemitério ou removido do jogo (exilado), a habilidade funciona do mesmo jeito.
 
Figs

Goblin
0 Referências
Posts: 225
Registro: 06/12/13

Postado em: 12/07/18 13:17

E sobre o wheel of sun and moon, funciona igual. Se você puder pagar o custo de ativação da habilidade do Scion e procurar uma permanente do tipo dragão, já faz a habilidade funcionar, não importa se o dragão for colocado no cemitério, exilado, voltar para o grimório, mão, jogo, oponente, pra sua pasta, pro booster...Pagou o custo de ativação e procurou o dragão no grimório, pronto! Podem acontecer efeitos depois disso, mas aí é outra história.

 
Utherdraco

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 38
Registro: 05/02/16

Postado em: 12/07/18 13:26


Entendo. A questão que eu mais tinha dúvida era por conta do texto do Ur "2: Procure no grimório por um card de dragão e coloque no cemitério. Se isto acontecer, ele se torna uma cópia do dragão até o final do turno". Tipo, as duas manas seriam o custo do efeito e depois dos dois pontos, seria a resolução, independente se ela vai terminar a condição ou não? Neste caso Rest in Peace não deveria impedir ele de se tornar cópia de outro dragão, já que a carta vai direto pro exílio?

 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4691
Registro: 06/12/14

Postado em: 12/07/18 14:53
na verdade a habilidade do scion of the ur dragon é:

{2}: Search your library for a Dragon permanent card and put it into your graveyard. If you do, Scion of the Ur-Dragon becomes a copy of that card until end of turn. Then shuffle your library.

a wheel of the sun and moon modifica o resultado da ação de buscar o card de dragão e coloca-lo no cemitério, mas ela não impede a ação de ocorrer, e portanto a habilidade do scion of the ur dragon funciona normalmente.

se tivesse um efeito como o do leonin arbiter em jogo que te impede de procurar um card no teu grimório aí sim a habilidade não funcionaria, ou se tu falhasse em encontrar um card de dragão.
 
Figs

Goblin
0 Referências
Posts: 225
Registro: 06/12/13

Postado em: 12/07/18 17:08

O Rest In Peace, como o Wheel of the Sun and Moon, como Leyline of the Void e outros efeitos que substituem a ida da carta ao cemitério para exílio não impedem a habilidade do dragão de funcionar. O que impede a habilidade do dragão de funcionar: não poder pagar o custo; não poder procurar no grimório; não revelar uma carta de permanente do tipo dragão. A ida da carta ao cemitério é apenas a parte final do processo, o que importa mesmo é o custo, procurar e revelar.

 
Utherdraco

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 38
Registro: 05/02/16

Postado em: 12/07/18 21:28
O que me deixa encucado é a concordância do texto. No Scion diz que ao pagar dois, você procura um card de dragão E coloca no cemitério. Fica meio que sem sentido funcionar apenas metade da sentença sendo que fica entendido que o scion precisa procurar e colocar no cemitério pra triggar o efeito. Por isso não fica bem entendido pra mim como funciona.
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4691
Registro: 06/12/14

Postado em: 13/07/18 08:50
pra ficar mais facil de entender a habilidade do scion funciona da maneira abaixo:

[custo]:[ação],[condição],[efeito]

os efeitos de substituição como da wheel of sun and moon, leyline of the void e rest in peace não te impedem de fazer [ação], eles modificam como tu vai efetuar ela, então no caso a [ação] do scion of the ur dragon com por exemplo wheel of the sun and moon encantada seria: "procure por um card no seu grimório, revele-o e coloque no fundo do seu grimório, se o fizer, ..."
 
Utherdraco

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 38
Registro: 05/02/16

Postado em: 13/07/18 09:18
Acho que eu entendi diferente, mas que respeitaria meu senso de concordância. Não sei se vocês concordam com isso, mas vamos lá.

Eu paguei o custo do Scion, de duas manas.

No texto dele diz "Procure uma permanente do tipo dragão E coloque no cemitério". Pra mim é mandatório eu fazer isso, é uma sentença só. Uma etapa.

Então eu procurei a carta de dragão, e mandei pro cemitério. A Wheel faz com que ela volte pro fundo do grimório, mas eu já mandei ela pra lá. Se ela foi pro cemitério, exilada, de volta pro deck, não importa. O que a carta pediu pra fazer, eu fiz. Mandei ir pro cemitério. Se ela realmente foi ou não, problema da Wheel e não o meu, já que obedeci as condições do Scion.

É uma explicação bem infantil, acho, mas ajuda a entender como funciona essa jogada sem ficar naquela da concordância. Gente desculpa se to sendo chato, mas é que eu gosto das coisas bem explicadas e que fique entendido de uma maneira simples, sem que eu precise ficar levando um manual de instruções pra cada mesão que eu for e.e Muito obrigado por me ajudarem