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Dúvidas frequentes – UR Skred
Tudo o que queria saber sobre o deck tier do Pauper.
Por
16/08/2018 14:00 - 7.763 visualizações - 18 comentários
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Nestas últimas semanas, participei de dois classificatórios para o Nacional Pauper, batendo na trave nas duas ocasiões. No Super Classificatório que dava vaga para os quatro primeiros, fui eliminado no top 8 perdendo para Burn. Já no Classificatório simples, que dava uma única vaga, perdi na final para o Affinity do meu grande amigo Diego, mais conhecido no cenário competitivo do Pauper como carvs.
 
Em ambos os torneios, joguei de UR Skred, deck com que já estou bem familiarizado e que me rendeu boas conquistas ao longo deste ano. Não se trata de um deck fácil de jogar, portanto resolvi compartilhar um FAQ (Perguntas frequentes) sobre o deck respondendo às principais dúvidas que recebo via redes sociais, Whatsapp e torneios de que participo.
 
Os seus Augur of Bolas e Delvers não falham?
 
Diversas vezes, mas é preciso aprender a maximizar o potencial das duas cartas. Ao utilizar cantrips como Ponder, Preordain e Brainstorm, é importante entender que a forma como você organiza as cartas no topo é tão importante como a carta que você está escolhendo comprar.

Muitas vezes opto por comprar uma carta pior, só para garantir que o Delver flipe ou para ter a certeza de que o Augur of Bolas irá comprar uma carta. Iniciar a agressão com o Delver ou gerar card advantage com o Augur são normalmente mais importantes do que ter a melhor carta do topo no turno em que o cantrip foi jogado.
 
Utilize o deck ao seu favor e aproveite a sinergia entre as cartas. Não é porque algumas cartas são suficientemente fortes sozinhas que devemos ignorar a interação delas com o restante do deck.
 
Qual o momento certo para fazer os cantrips e Gush?
 
Muitos jogadores assumem uma premissa de que mágicas instantâneas devem ser jogadas no turno do oponente, e de que mágicas no geral devem ser jogadas na segunda main phase, pós fase de combate. Existe uma série de variáveis que influenciam nesta tomada de decisão, mas tentarei explicar do porquê desta premissa normalmente não funcionar no UR Skred.
 
Fazer o cantrip no início na primeira main phase é primordial, principalmente se você tiver alguma fada na mesa e sobrar mana suficiente para baixar um Ninja durante a fase de combate. Muitos jogadores optam em fazer o cantrip na segunda main phase para blefar algum counter que não possuem e abrem mão de comprar com o Ninja um turno antes.
 
Outro ponto importante que influencia nesta tomada de decisão é a possibilidade de comprar uma Spellstutter Sprite ou Counterspell e ganhar uma resposta para qualquer trick que o oponente faça durante a fase de combate.
 

 
Já o Gush, apesar de ser uma mágica instantânea, deve ser utilizado quase que 100% das vezes como feitiço, e raramente deve ser utilizado via hard cast. Deve-se fazer o Gush no turno do oponente somente em situações extremas, quando você precisa urgentemente encontrar um Counterspell para alguma carta que você não tenha resposta ou para devolver terrenos para mão e responder cartas como Wrench Mind.

Mesmo tendo cinco manas em jogo, fazê-lo via hard cast também não é vantajoso, porque terrenos na mão fazem com que você potencialize seus Brainstorm no late game e consiga trocá-los por cartas novas.

Por que segurar terrenos na mão?

Quando faço alguma live ou gravo gameplays, muitos me questionam por que seguro tantos terrenos na mão, principalmente Evolving Wilds e Ash Barrens, já que poderia jogá-los ajudando a filtrar o deck.

Normalmente, o UR Skred consegue jogar perfeitamente com cinco ou seis terrenos em jogo, não tendo necessidade de baixar uma quantidade muito superior. Portanto, se você estiver nesta situação, a vantagem que você conquista ao filtrar o deck torna-se mínima se compararmos com a obtida ao interagir as “fetch lands” com Brainstorm e Ponder.
 
A mesma situação ocorre com os terrenos básicos, já que ao comprar um Brainstorm no late game sem cartas na mão, você obtém uma vantagem mínima ao compararmos com uma mão com um ou dois terrenos básicos em que é possível trocá-los por três novas cartas e reverter situações complicadas de jogo.
 
Sem contar o fato de que terrenos na mão te ajudam a blefar um counter ou remoção, fazendo com que seu oponente jogue de maneira mais cautelosa mesmo em situação favorável de jogo.
 
Qual a quantidade correta de Ponder, Preordain e Brainstorm e, se abro os três na minha mão inicial, qual fazer primeiro?
 
Outra dúvida clássica que sempre recebo é escolher a ordem correta de fazer os cantrips ao longo dos turnos e qual a quantidade adequada de cada um deles. Apesar das três cartas possuírem função semelhante no deck, há particularidades que fazem toda a diferença.

Via de regra, Brainstorm é o seu melhor cantrip para o late game e Ponder é o melhor para early game. Como o UR Skred é um deck com poucos terrenos, é muito comum você keepar mãos com apenas um único terreno e um a dois cantrips, e são nesses momentos que Ponder brilha, já que é o único cantrip que te permite visualizar quatro cartas distintas, te ajudando a sair da zica.
 
Já o Brainstorm, como explicado anteriormente, é muito importante no late game para interagir com as “fetch lands” e te dar a possibilidade de trocar cartas mortas de sua mão por novas cartas. Por último, mas não menos importante, temos o Preordain, que te possibilita reorganizar o topo do deck sem que você precise manter cartas fracas no topo em troca de apenas uma carta boa.
 
Desta forma, se eu tivesse que escolher qual cantrip utilizar primeiro, optaria pela seguinte ordem: Ponder, Preordain e, por último, Brainstorm. Sobre a quantidade de cada um dos cantrips na lista, a configuração atual que utilizo é: 3 Ponder, 3 Preordain e 2 Brainstorm. Se resolvesse encaixar um nono cantrip na lista, com certeza optaria por um quarto Ponder antes de aumentar a quantidade dos demais. Perder jogos por falta de terrenos gera um impacto muito maior para a partida do que as vantagens geradas pelos demais cantrips.
 
Por que escolher UR Skred ao invés de Mono U Delver?
 
Apesar dos decks compartilharem boa parte das cartas, conceitualmente são estratégias bem diferentes. O Mono U Delver quer basicamente fazer um Delver of Secrets ou Ninja of the Deep Hours no early game e protegê-los com counters ou Mutagenic Growth enquanto utiliza-se de bounces para limpar o caminho e vencer através da estratégia de tempo.

As partidas contra Aggros são quase sempre uma corrida, enquanto contra os Controls a missão é fazer disrupts e vencer a partida antes do oponente conseguir desenvolver o seu plano de jogo.
 
Já o UR Skred, por se tratar de um deck midrange, não depende tanto do Delver quanto o Mono U, e por possuir remoções como Skred e Lightning Bolt, pode assumir uma postura mais aggro ou control de acordo com o deck de seu oponente ou do desenvolvimento da partida.
 
Mas voltando ao tema principal da pergunta, o principal motivo para escolher UR Skred ao invés de Mono U Delver são as opções que o vermelho proporciona para o sideboard. Electrickery e Pyroblast são cartas muito acima da média, extremamente versáteis e funcionam contra boa parte do ambiente.  Apesar do Mono U Delver ter também alternativas como Dispel, Gut Shot e Piracy Charm, que desempenham papel parecido, tratam-se de cartas com power level muito inferior às citadas.
 

 
Outro ponto determinante é a presença de Gorilla Shaman. Evidente que o gorila não é tão versátil como Electrickery e Pyroblast, mas possui um poder de decisão determinante e melhora consideravelmente partidas complicadas como Affinity e Boros Monarch.
 
Em um ambiente como o nacional, em que os decks aggros possuem forte presença no field, vejo o UR Skred como uma escolha mais segura. Agora se o ambiente específico de sua loja for voltado para decks mais controls, indico o Mono U Delver, por normalmente utilizar mais counters e não ter tantos problemas com a base de mana.
 
Não tenho dinheiro para comprar agora os terrenos nevados, posso substituir Skred por Flame Slash?
 
Apesar das cartas terem efeito semelhante, a resposta mais sincera é “Não”. Por ser uma mágica instantânea, Skred te permite responder Spellstutter Sprite e Ninja do Mono U Delver e mirror match, além de responder também algum combat trick ou aura do Stompy e Mono White Heroic, e isso faz uma diferença imensa no formato.
 
E além de ser instant, Skred acaba sendo muito superior ao Flame Slash por conseguir lidar com Gurmag Angler e Gearseeker Serpent, criaturas também frequentes no Pauper e que necessitam de respostas urgentes. 
 
Se nesse momento você não possui dinheiro para comprar os terrenos nevados, recomendaria jogar de Mono U Delver para já ir se familiarizando com algumas mecânicas e tomadas de decisão que se assemelham ao UR Skred, e quando você conseguir adquirir os terrenos nevados, faça o upgrade na lista.
 
Como ganhar de UR Skred?
 
Quando perguntei para a galera que acompanha os artigos quais perguntas que eles gostariam que fossem respondidas, a que teve maior repercussão foi “quais são os pontos fracos do UR Skred?”, pergunta formulada por jogadores que não jogam de UR Skred, mas que gostariam de entender qual a melhor forma de vencer o deck.
 
Evidente que cada deck possui uma estratégia e cartas-chave distintas que fazem a diferença neste matchup, mas respondendo de uma maneira genérica, existem quatro dicas que são primordiais:
 
 - Saiba jogar ao redor de Spellstutter Sprite. Nunca se coloque em situações que tomar uma Spellstutter te deixaria muito atrás na partida. O ideal é tentar jogar uma isca para a fada e responde-la com Electrickery ou qualquer spot removal que faça com que ela falhe.
 
 - Não espere o Delver of Secrets flipar para lidar com ele. Sempre que tiver oportunidade e que a situação de jogo for favorável, tente matar o Delver antes que ele flipe, principalmente no early game. Deixar o jogador de UR Skred desvirar os terrenos e conseguir protegê-lo faz com que você fique atrás na corrida e tenha problemas de administrar o jogo.
 
 - UR Skred não é um deck control. Normalmente as listas utilizam somente 4 Counterspell e 4 Spellstutter Sprite de counters, portanto cartas de custo alto podem ser jogadas de maneira mais agressiva, pois nem sempre o jogador de UR Skred terá um Counterspell na mão. Tirando situações de jogo bem óbvias em que o jogador telegrafa o counter, se a sua mágica está fugindo do range da Spellstutter, sempre vale a pena se arriscar e tentar a sorte.
 
 - Se você pretende montar um deck que tenha uma partida favorável contra UR Skred ou Delver decks no geral, opte por um deck bem agressivo, como Stompy ou Mono White Heroic, ou para um deck que consiga lidar com o ímpeto inicial do UR e tenha um ótimo late game, como é o caso do Boros Monarch ou UR Flicker.
 
Caso vocês tenham outras dúvidas sobre o deck, a sessão de comentários está disponível. Será um prazer responder qualquer questionamento dos leitores. Para quem tem interesse em entender um pouco mais sobre o deck e deseja saber o plano de jogo contra os principais decks do formato, seguem os links de dois artigos que escrevi no meu blog da Ligamagic no início do ano:

Tudo o que é preciso saber sobre UR Skred – parte 1
Tudo o que é preciso saber sobre UR Skred – parte 2

Obrigado pela leitura e até a próxima!
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 04/10/2018 13:57:19

(Quote)
- 04/10/2018 13:55:31
Desculpe, mas o UR Skred é um deck tempo tanto pelo seu estilo de jogo quanto a sua velocidade em alcançar sua estabilidade no jogo.
Decks midranges tem um estilo de jogo bastante linear e assinegrico. Eventualmente age de forma controladora contra agressivos e agredindo os controladores.
Decks tempo tem aspectos agreeisvos e controladores mistos. Isso, independente da match atribuida. Seu principal foco é ter vantagens na compra de cartas e na curvatura de mana.
Espero que esteja mais ciente dos termos técnincos empregados nos seus textos. Erros como caracterizar ghostly flicker como uma carta MVP no artigo https://www.ligamagic.com.br/?view=blog/viewPost&fid=7949 afetam drásticamente na interpretação, além que MVP se atrubi exclusivamente a jogadores (Most Valuable Player).
Caso queria me contatar, meu e-mail é [email protected]
(Quote)
- 18/09/2018 13:59:56

Apesar do UR Skred possuir opções sólidas no Sideboard como Electrickery e Pyroblast, o Mono U normalmente possui mais counters do que a versão UR e pode também contar com opções interessantes para o match como Gut Shot e Piracy Charm no sideboard.

Cartas como Daze e Mutagenic Growth respondem muito bem os spot removals do UR e por serem "free spells" acabam sendo difíceis para o UR lidar.

Ainda vejo a partida como favorável para o UR, mas está longe de ser algo impossível de vencer.

(Quote)
- 18/09/2018 13:55:33
como ganhar de ur skred usando mono u delver?
(Quote)
- 18/09/2018 12:28:33
como ganhar de ur skred usando mono u delver?
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