Banner LigaMagic
Guia de Pré Lançamento: M19!
Tudo o que precisa saber para os eventos do fim de semana.
13/07/2018 10:00 - 8.768 visualizações - 5 comentários
 Banner LigaMagic

 

Saudações, WebWalkers! Próximo fim de semana tem GP e PRÉ LANÇAMENTO! Então, esteja você em Sampa City, ou outra cidade/estado e vá jogar o pré, acompanhe este meu artigo para estudar a coleção! Para ver todos os cards da coleção de M19 em português, acesse a galeria oficial da Liga aqui.  

 

No artigo, exploraremos como combinar as peças certas desta coleção em meio a tanta carta funcional para outros formatos e mais um tanto de coisa aleatória (porém necessárias) que as coleções básicas trazem para equilibrar os ambientes competitivos.

 

Confie nas comuns e incomuns! 
 

Como dito acima, coleções básicas trazem alguns cards que não necessariamente serão bons no Selado, porém ajustarão outros formatos, como Standard e Modern, atuando especificamente contra um problema. O que notamos em M19 é que grande quantidade destes cards está em raridades superiores, ou seja, as chances de você abrir aquela carta Rara ou Mítica que te impulsiona pra vitória num formato selado serão BEM reduzidas. Portanto, confie mais nas suas comuns e incomuns, evitando uma possível decepção com as raras/míticas que vierem no seu pacote de pré lançamento e achando que você não será capaz de conquistar algumas vitórias apenas com cartas “simples” (eu, por exemplo, ganhei um pré de Dominária com apenas 1 rara “ok” no deck, portanto realmente confie nas suas comuns e incomuns em qualquer coleção que seja).

 

Arquétipos 

 


        
M19 não traz nenhuma mecânica específica. Ao invés disso, ela propõe arquétipos de jogabilidade combinados a cada duas cores. Falando nas incomuns, há um ciclo delas de 10 cards multicoloridos, os quais combinam 2 cores e indicam o arquétipo que aquelas duas cores unidas se sobressairia. Dentre eles, selecionei os 3 cards/arquétipos que eu acredito serem os mais consistentes em um selado de M19: Engenheira Aerea; Discipula Draconica e Senhor Vampiro Regio. A partir deles, eu discorrerei sobre exemplos-chave da coleção, e também sobre os conceitos em que eu sempre me baseio ao redor (sendo eles Interação, Versatilidade, Evasão, Agressão, Controle e Vantagem). Vamos lá:


Branco (W) e Azul (U) Artefatos
    

   

 
A combinação UW trabalha com artefatos, e eu montei um exemplo de curva de mana do 1 ao 5 (com um extra de custo 7) em que você poderia se basear para verificar a consistência de um deck ao redor desse tema. Dependendo do número de cópias de cada card do exemplo acima, bastaria adicionar algumas remoções, cantrips (mágicas que compram cards), outras criaturas na curva e pronto! Um deck de pura Interação e que faz coisas todo turno com boa sinergia. Além disso, para tornar o deck mais Versátil, repare que o Branco e Azul também trabalham muito com a habilidade Voar como sua principal Evasão. Logo, adicionar mais algumas criaturas voadoras (Sonda Aerea por exemplo voa e é artefato) e uma possível Esfinge Leitora de Nuvens traria um outra conscistência ao deck, e também funcional.
     

Vermelho (R) e Verde (G) Bichões

 

        
    
A combinação RG puxa a curva mais alta e, com criaturas que adicionam mana, é possível colocar algumas cópias extras de bichos pesados, como o Bocarra Sinistra Colossal e o Vorme de Pelakka (que inclusive te dá aquele respiro de vida no jogo longo). Vermelho e Verde incorporam bem a definição de Agressão ao baterem com criaturas bem grandes e com Atropelar (habilidade evasiva principal nessas cores). Você coloca pressão constante no/a oponente, inclusive, privilegie a curva de criaturas grandes em 4 e 5 para manter a pressão no campo de batalha, adicionando suportes como Golpe Relampejante e Choque para controlar o começo do jogo contra pequenos problemas, ou simplesmente finalizar os pontos de vida inimigo direto na cara!!!
    


Branco (W) e Preto (B) Vida
    
    
    
WB possui uma curva mais lenta comparada ao Status das criaturas, porém combinam certa Evasão (pelo Voar) com habilidades de abastecer sua vida e/ou drenar a vida oponente. Essa combinação busca a Vantagem nos recursos em pontos de vida, além disso, mesmo Branco e Preto tendo criaturas “menores” neste arquétipo, eles são as cores com a maior quantidade de remoções neste selado, inclusive remoções que combinam com a proposta das cores juntas como um combinho entre Revitalizar e Sede do Pesadelo. Ou seja, essa combinação é puro Controle de Campo de Batalha e Pontos de Vida até que o/a oponente se esgote.
    
    
Outros Arquétipos 


Seja no arquétipo que você escolher, tenha em mente usufruir dele da melhor maneira possível a fim de lhe trazer Vantagem — procure sempre estar à frente do/a oponente com os recursos limitados que ambos têm. Somando a esses exemplos que eu citei, há também consistência em montar um WR wheennie (branco e vermelho com várias criaturinhas rápidas e agressivas) e um RB ou GB sacrifício (vermelho e preto com criaturas que se detonam em busca de detonar o/a oponente, ou preto e verde com o mesmo princípio, mas com a vantagem de geralmente recuperarem elas do cemitério). Além disso, M19 traz um ciclo de 10 terrenos comuns duplos, que podem ajustar suas cores de mana e permitir que se faça decks com até 3 cores combinando certos arquétipos, e, de brinde caso tenha aquela sorte, colocando uma das Bombas de Dragão Ancião (o Chromium, o Mutavel por ex é um dos melhores para o Selado!)

 


 

Utilitários


Aqui selecionei cartas chaves de cada cor que encaixariam em qualquer arquétipo do Selado, como criaturas ótimas para qualquer deck e, principalmente, as remoções!

 

BRANCO:

 

 

Duas boas criaturas em suas curvas (baseando-se na CurvaXStatus da edição como um todo) e que garantem aquele combustível em pontos de vida. Note que a Égua do Escudo representa bem o que vamos encontrar em geral nessa edição: muitas criaturas 2/2, 2/3 ou 3/2 numa curva média de custo 3 (sendo Verde a cor com melhor Custo X Status). 

 


  
Remoções, porque ninguém quer deixar aquela bomba inimiga te batendo, certo? Amarras Luminosas também combina com um arquétipo Verde e Branco encantamentos, presentes em alguns cards da edição. Obter Vinganca sendo da cor Branca, a qual traz bastante combustível em pontos de vida, permite que você, por exemplo, leve o dano e depois destrua a criatura virada que lhe atacou.

 

AZUL:

 


  
Sibila dá aquela defesa para o início do jogo, além de ajeitar o topo do grimório. Maga da Exclusao atrasa um turno oponente (vale ressaltar que se você tiver como alvo uma criatura com auras, você retira essas auras e elas vão para o cemitério). 

 


 
Falando em ajeitar o grimório, Antecipar busca a carta desejada, pois Azul é mestre das compras e truques. Por outro lado, suas remoções não são lá essas coisas. Como exemplo temos o Minguar, que ok, se você não saiu com muitas remoções em outras cores e vai jogar com azul, use-a.

 

PRETO:

 


  
Lamina de Aluguel funciona basicamente como uma remoção de bloqueio, devido ao seu Lampejo. Pelos status dele comparados com o restante da coleção, provavelmente ele morrerá no processo, mas nada melhor que uma criatura chata do que trazê-la de volta com o Coveiro.

 


  
E falando em remoções, Preto, o Sr. Da Morte, tem várias, sendo essas duas excelentes para o formato.
 

VERMELHO:
 


Como já mencionei Choque e Golpe Relampejante em outro tópico, resolvi colocar, ao invés de outras queimas, 3 goblins numa ótima curva para iniciar um jogo com muita pressão, e a carta Ato de Traicao, a qual costuma fazer muito estrago surpresa! É o tipo de carta que, quando bem usada, leva à vitória (como já aconteceu em diversos jogos comigo e também contra mim).

 

VERDE:

 


 
Retomo que Verde é melhor cor de M19 com Custo X Status. E como exemplo trouxe a Sentinela de Mataverde e a Centaura-Cacadora, duas criaturas ok, que podem entrar em qualquer deck verde para já pressionar a mesa até chegarem os bichões da cor!

 


 
As remoções do Verde também são peculiares (assim como o azul) ele lida excelentemente bem com artefatos e encantamentos, o que com certeza haverá nos decks, portanto Sabio da Reivindicacao entraria no meu deck facilmente, já que em último caso é uma criatura. Enquanto Mordida Rabica é o jeito Verde de dizer: “Eu forte, você fraco! Nhac!”

 

Conclusão:
 

Ao longo do artigo frisei bastante as relações entre Curva de Mana e Status X Custo. Bom, isso foi totalmente proposital, pois em coleções sem nenhuma habilidade específica que alteram as curvas de mana por adicionarem poder aos cards, ou nos instiguem a fazer interações ao redor delas (como tivemos Reforçar e Histórico recentemente em Dominária), é como se voltássemos aos primórdios do Magic (o que, em minha opinião, M19 conseguiu fazer muito bem! Além dos reprints). Nesse sentido, o jogo fica ainda mais baseado em cards que consigam ser simples e úteis ao mesmo tempo, além da necessidade de se ajustar o deck de um jeito que você tenha ferramentas em todas as curvas e faça coisas todo turno (construir ao redor disso já é uma ótima Vantagem em qualquer coleção que seja, porém, às vezes, as habilidades específicas de uma edição nos permitem focar numa curva mais baixa, ou mais alta, alterando essa lógica).
 

No fim, o importante é construir um deck com que você se divirta e tenha aquela sensação de “estou no jogo!”, e Pré-Lançamentos são ótimos para isso.

Quer comentar sobre algum arquétipo? Use a sessão de comentários à vontade.
 

Bom Pré-Lançamento para todos!
 

Até mais!
Bracco

Felipe Bracco ( Bracco)
Viciado e apaixonado pela mana vermelho, adorador de Goblins, viajante das teorias, curioso e observador! Buscando sempre expandir os limites da minha própria escrita e do que pode ser escrito.
Jogo Magic desde 2000, e hoje estou mergulhado inteiro na comunidade. Sou inclusive administrador do MTG LGBT, grupo de Magic no Facebook visando acolhimento e promoção de eventos relacionados.
Se quiser saber mais sobre, entre em contato!!!
Redes Sociais: Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 17/07/2018 22:40:05
Diamond Mare e o Bloodlord da pra criar muito token né?
(Quote)
- 15/07/2018 15:22:21
Cara fiz um draft muito bom, combinei diamond mare com boas vindas de ajani, e dai meu companheiro de bando de ajani ficava monstro. muito divertido
(Quote)
- 13/07/2018 21:36:40
Pré?
(Quote)
- 13/07/2018 15:56:34
que pré?
kkkkk
(Quote)
- 13/07/2018 12:37:43
Faltou a dryad greenseeker, que é uma das melhores cartas do formato, provavelmente a melhor verde "não-bomba".

No mol já tá dando pra jogar faz tempo, e BW e RW estão muito fortes, e tem voar DEMAIS no formato, tem que cuidar bastante com isso na hora de montar o deck.
Últimos artigos de Felipe Bracco
4.434 views
Guia de Selado: Os Fora da Lei de Encruzilhada do Trovão
Curvem bem e preparem remoções!
4.434 views
Há 4 dias — Por Felipe Bracco
Guia de Selado: Assassinato na Mansão Karlov
Caímos de cabeça em um misterioso crime na cidade de Ravnica!
4.685 views
Guia de Selado: Assassinato na Mansão Karlov
Caímos de cabeça em um misterioso crime na cidade de Ravnica!
4.685 views
01/02/2024 10:05 — Por Felipe Bracco
Guia de Selado: As Cavernas Perdidas de Ixalan
Dinos, piratas, explorações subterrâneas e muito mais! Ixalan está de volta cheia de mecânicas e cards incríveis.
6.590 views
Guia de Selado: As Cavernas Perdidas de Ixalan
Dinos, piratas, explorações subterrâneas e muito mais! Ixalan está de volta cheia de mecânicas e cards incríveis.
6.590 views
09/11/2023 10:05 — Por Felipe Bracco
Guia de Selado: TERRAS SELVAGENS DE ELDRAINE
Um guia para você chegar com tudo nos eventos de pré lançamento!
9.028 views
Guia de Selado: TERRAS SELVAGENS DE ELDRAINE
Um guia para você chegar com tudo nos eventos de pré lançamento!
9.028 views
01/09/2023 10:05 — Por Felipe Bracco
Guia de Selado: O Senhor dos Anéis: Contos da Terra Média
Os eventos de pré lançamento acontecem este final de semana por todo Brasil!
9.011 views
Guia de Selado: O Senhor dos Anéis: Contos da Terra Média
Os eventos de pré lançamento acontecem este final de semana por todo Brasil!
9.011 views
15/06/2023 10:05 — Por Felipe Bracco