Mudar regras no Magic é mais comum do que parece, no geral, à cada edição saem pequenas mudanças, seja de alguma abordagem de regra, seja de algum detalhe das Regras Abrangentes, mas não é tão comum regras que impactam à todos os jogadores. Do cara da cozinha ao Pro Player, todos sentirão a mudança de Dominaria, isso porque ela trabalha com um tipo de permanente muito especial: O Planeswalker.
Lidar com Planeswalkers é sempre um problema, usualmente temos mágicas que destroem eles, dando uma resposta simples e direta. Mas também podemos tirá-los da mesa com criaturas atacando, ou dano direto. A ideia aqui é que todas as cores, dentro do color pie, possa tirar essas permanentes da mesa, e assim controlar a partida.
A mudança recente diz muito sobre isso porque fala sobre dano direto e planeswalkers. Pela regra antiga, você dava alvo no jogador e um efeito de prevenção fazia com que o dano fosse redirecionado, caso fosse sua vontade, para o planeswalker. Essa regra está removida do jogo. Agora será possível dar alvo diretamente no planeswalker, e isso muda muita coisa.
Coneçando pela terminologia:
- As habilidades em que se lê “jogador alvo” foram alteradas para “jogador ou planeswalker alvo”. No entanto, se a quantidade de dano for calculada com base em informações sobre o jogador ou sobre os objetos que este controla, a habilidade permanecerá inalterada e agora só poderá causar dano ao jogador.
- As habilidades em que se lê “oponente alvo” foram alteradas para “oponente ou planeswalker alvo”, com a mesma exceção listada acima. Essas mágicas e habilidades podem ter como alvo um planeswalker que você controla.
- As habilidades que causam dano, mas não exigem alvos, não receberam errata, com uma exceção: Quebrador de Frascos, o Feroz
{2}{R}
Mágica Instantânea
Esta mágica custa {2} a menos para ser conjurada se você controlar um Mago.
Relâmpago do Mago causa 3 pontos de dano a qualquer alvo.
{X}{R}{R}
Feitiço Lendário
(Você só pode conjurar um feitiço lendário se controlar uma criatura lendária ou um planeswalker lendário.)
Inferno Imolante de Jaya causa X pontos de dano a cada um de até três alvos.
{4}{R}{R}
Planeswalker Lendário — Chandra
+1: Adicione {R}{R}. Chandra, Piromante Ousada, causa 2 pontos de dano ao jogador alvo.
−3: Chandra, Piromante Ousada causa 3 pontos de dano à criatura ou planeswalker alvo.
−7: Chandra, Piromante Ousada, causa 10 pontos de dano ao jogador alvo e a cada criatura e planeswalker que ele controla.
{4}{R}{W}
Criatura Lendária — Minotauro Clérigo
4/6
As mágicas instantâneas e os feitiços vermelhos que você controla têm vínculo com a vida.
Toda vez que uma mágica instantânea ou feitiço branco fizerem com que você ganhe pontos de vida, Canção do Fogo e Voz Solar causará 3 pontos de dano à criatura alvo ou ao jogador alvo.
É exatamente isso que você falou sobre hexproof. É um "bypass" caso o jogador "tenha" essa habilidade.
O problema é que vai gerar mais confusão, com 700 erratas, e ainda bufar spell como comando de atarka, que não tem alvo.
O único lado bom, pra mim, é "desbugar" a proteção que o PW ganha quando o player tem hexproof.
Mas acho a mudança bem vinda. Sempre achei esquisito esse papo de redirecionar dano, e acabava gerando algumas bizarrices.
O que vai gerar mais confusão agora são as erratas. Mas enfim...