Mecânicas de Dominária
13/03/2018 10:00 / 4,623 visualizações / 16 comentários

 

Dominária já está entre nós!

 

A edição que aborda o famoso plano já começou a dar as caras e já temos informações para começar a sentir o gosto da nova coleção, vulgo, suas mecânicas, o que traz de novo essa nova grande edição.

 

Um detalhe que adianto também, sairá um texto em breve falando apenas da mudança de regra de redirecionamento de dano para planeswalker, com uma abordagem própria e comentando sobre atuais e futuras cartas. Hoje, serão apenas as mecânicas.

 

Cards de Saga

 

Dominária nos apresenta um novo tipo de encantamento, as Sagas, cartas que contam a história de um evento importante do passado. Para o Limited esses encantamentos são bombas fortíssimas simplesmente por serem fontes de efeitos, o que usualmente quer dizer card advantage e se tem algo bom em um Pré-Release, em um Draft, é ganhar mais cards. No Construído a coisa muda, muitos efeitos com uma carta ainda é legal, mas custo importa e o quanto podemos abusar disso também. Tirar e colocar marcadores usando outras cartas, ou mesmo "blinkar" o encantamento é muito interessante e deve ser por ai que começa a coisa.

 

 

 

Vamos às regras, para entender esse novo tipo de carta:

 

 - Conforme uma Saga entra no campo de batalha, seu controlador coloca um marcador de conhecimento nela. Conforme sua fase principal pré‑combate se inicia (imediatamente após sua etapa de compra), você coloca outro marcador de conhecimento em cada Saga que você controla. Colocar um marcador de conhecimento de qualquer dessas formas em uma Saga não usa a pilha.
 
-  Cada símbolo à esquerda da caixa de texto de uma Saga representa uma habilidade de capítulo. Uma habilidade de capítulo é uma habilidade desencadeada que é ativada quando um marcador de conhecimento colocado na Saga faz com que o número de marcadores de conhecimento na Saga se torne igual ou maior que o número do capítulo da habilidade. As habilidades de capítulo são colocadas na pilha e podem ser respondidas.
 
 - Uma habilidade de capítulo não é desencadeada se um marcador de lealdade é colocado em uma saga que já tenha um número de marcadores de lealdade igual ou superior ao número do capítulo. Por exemplo, o terceiro marcador de conhecimento colocado em uma Saga faz com que a habilidade do capítulo III seja desencadeada, mas a I e a II não serão desencadeadas novamente.
 
 -  Depois que uma habilidade de capítulo é desencadeada, a habilidade na pilha não é afetada se a Saga ganha ou perde marcadores, nem se a Saga deixa o campo de batalha.
 
-  Se múltiplas habilidades de capítulo forem desencadeadas ao mesmo tempo, seu controlador as coloca na pilha em qualquer ordem. Se qualquer delas exigir alvos, aqueles alvos serão escolhidos conforme você colocar as habilidades na pilha, antes que qualquer daquelas habilidades seja resolvida.
 
 -  Se marcadores forem removidos de uma Saga, as habilidades de capítulo adequadas serão desencadeadas quando a Saga receber marcadores de conhecimento. Remover marcadores de conhecimento não faz com que uma habilidade de capítulo anterior seja desencadeada.
 
-  Depois que o número de marcadores de conhecimento em uma Saga se torna igual ou superior ao maior número entre os de suas habilidades de capítulo — que na coleção Dominária é sempre três — o controlador da Saga a sacrifica assim que sua habilidade de capítulo deixa a pilha, provavelmente sendo resolvida ou anulada. Esta ação baseada no estado não usa a pilha.
 
Feitiços Lendários
 
Novidade de Dominária que capta um momento seja de uma criatura lendária, seja d eum planeswalker, que também uma permanente lendária.
 
Como Dominária tem muitas criaturas lendárias ( e o amigão que curte/odeia Kamigawa acabou de levantar a orelha), existe um bom suporte para essa mecânica No Limitado. Para o Construído, eu vejo uma mecânica com efeitos muito fortes e um custo que não é pesado, pensando em Standard, feito majoritariamente de criaturas e planeswalkers, fica tranquilo de abusar da novidade. Em outro formatos, depende muito do custo e benefício, tanto da mágica, quanto da criatura/planeswalker. 
 
Explosão Ruinosa de Urza
{4}{W}
Feitiço Lendário
(Você só pode conjurar um feitiço lendário se controlar uma criatura lendária ou um planeswalker lendário.)
Exile todas as permanentes que não sejam terrenos nem lendárias.
 
-  Você não pode conjurar um feitiço lendário a menos que controle uma criatura lendária ou um planeswalker lendário. Depois que você conjura um feitiço lendário, perder o controle de suas criaturas e planeswalkers lendários não afeta aquela mágica.
 
 -  Além da restrição de conjuração, o supertipo lendário em um feitiço não está associado a nenhuma outra regra. Você pode conjurar qualquer número de feitiços lendários em um turno, e seu deck pode conter qualquer número de cards lendários (mas não mais que quatro com o mesmo nome).
 
 
A Volta do Reforçar
 
Ainda sobre mecânicas, temos a volta de Reforçar, feito originalmente para a edição Invasão. Reforçar, assim como os cards de Saga, nos dá efeitos extras e nós gostamos de efeitos extras. O quanto podem jogar esses cards depende mais da qualidade das cartas do que da mecânica, que por si só, já tem um ótimo potencial.
 

evorador Baloth
{2}{G}{G}
Criatura — Besta
4/4
Reforçar {4} (Você pode pagar um custo adicional de {4} ao conjurar esta mágica.)
Se Devorador Baloth foi reforçado, ele entra no campo de batalha com três marcadores +1/+1.

 

As regras de reforçar não mudaram desde sua aparição anterior.

-  Você não pode pagar um custo de reforçar mais de uma vez.

 

- Se você coloca uma permanente com reforçar no campo de batalha sem conjurá‑la, você não pode reforçá‑la.

 

- Se você copia uma mágica instantânea ou feitiço reforçado, a cópia também é reforçada. Se um card ou ficha entra no campo de batalha como cópia de uma permanente, a nova permanente não é reforçada, mesmo que a original fosse.

 

- Para determinar o custo total de uma mágica, comece com o custo de mana (ou custo alternativo se o efeito de outro card permitir que você o pague), adicione quaisquer aumentos de custo (como reforçar) e depois aplique quaisquer reduções de custo. O custo de mana convertido da mágica permanece inalterado, independentemente do custo total para conjurá‑la.

 
Novo termo: Histórico
 
Seja em cards de saga, criaturas e outros, você terá grandes amostras da história de Dominária. Alguns cards celebram isso, são os que usam o termo Histórico, um termo do jogo que se refere a um card que tenha o supertipo lendário, o tipo de card artefato ou o tipo de encantamento Saga.
 

Jhoira, Capitã do Bons Ventos
{2}{U}{R}
Criatura Lendária — Humano Artesão
3/3
Toda vez que você conjurar uma mágica histórica, compre um card. (Os artefatos, os cards lendários e as Sagas são cards históricos.)

 

- Um card, uma mágica ou uma permanente é histórica se tiver o supertipo lendário, o tipo de card artefato ou o subtipo Saga. Ter duas dessas qualidades não torna um objeto mais histórico que outro, nem concede qualquer bônus adicional — ou um objeto é histórico, ou não é.

 

- Algumas habilidades são desencadeadas “toda vez que você conjura uma mágica histórica”. Uma habilidade assim é resolvida antes da mágica que fez com que ela fosse desencadeada. Ela é resolvida mesmo que aquela mágica seja anulada.

 

- Uma habilidade desencadeada “toda vez que você conjura uma mágica lendária” não é desencadeada se um card histórico é colocado no campo de batalha sem ser conjurado.

 

- Os terrenos jamais são conjurados, de modo que as habilidades desencadeadas “toda vez que você conjura uma mágica histórica” não são desencadeadas se você joga um terreno lendário. Elas também não são desencadeadas se um card no campo de batalha se transforma em um terreno lendário, como fazem os cards dupla face de Ixalan e Rivais de Ixalan.

 
-
Esse é só o começo de Dominária, essa edição marca mudanças importantes no Design, caso das cartas de Saga, e também uma edição pensada diferente, ela é única e forte sozinha, trazendo um novo power level ao Magic.
 
Dominária será lançada no final de Abril, até lá, tem muito o que discutir sobre esse plano e suas cartas.
 
Até mais!
 
 
Ruda
 
TAGS: 

Rudá Andrade dos Reis (VIP STAFF Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

Sala de comando - Dominaria pt. 2

Destaques da edição para o Mesão do Amor.


TOP5 Cards de Dominária para o Pauper

Destaques comuns da edição.


Guia de Pré Lançamento: Dominária!

Tudo o que você precisa saber.


PAUPERando em Dominária

A nova edição e o formato das comuns.


Impacto e Possibilidades de Dominaria

Mana, Planeswalkers, e as novidades da nova edição.





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

Julio1970 (14/03/2018 17:33:06)

Vai ser um show de cartas.. tô muito feliz com essa coleção que vai chegar.....

Marcio_Janio (14/03/2018 10:30:30)

Tem cara de ed. de commander, mas é uma edição normal.

Mononoke (14/03/2018 09:34:54)

Todos.

delver (14/03/2018 09:21:12)

Dominaria é valido em qual formato?

The_Offspring (13/03/2018 21:55:20)

"...também uma edição pensada diferente, ela é única e forte sozinha, trazendo um novo power level ao Magic.".
Aguardo.

The_Offspring (13/03/2018 21:53:10)

Acho errado qualquer artefato ser "histórico".

FetusinFetu (13/03/2018 18:01:12)

Sim, acho que de várias formas é possível transformar um sorcery em instant. Mas no caso da pergunta, a única restrição que fala sobre feitiços lendários é ter uma permanente lendária!

JocelioFernandes (13/03/2018 17:58:16)

Quicken

Jkleibe (13/03/2018 14:27:24)

e vamos ver novamente a Captain Sisay explodir o valor....

Mononoke (13/03/2018 11:35:11)

Leyline azul (e afins) te mandou um abraço BB.


Obrigado, não tinha ficado claro se não podia ou se o Rudá tinha deixado passar isso.

Siannodel (13/03/2018 11:23:09)

se vc puder jogar ela como magica instantânea sim.
caso contrario não teria como ter dois feitiços na pilha (normalmente não tem como ter 2x na pilha)
Mais se tiver como burlar essa regra (JOGAR COMO ISTANT por exemplo) sim vc pode ter dois na pilha Já que elas não são permanentes então elas fazem o efeito e vão embora, diferentes das permanentes quando vc tem 2x com o mesmo nome NO CAMPO DE BATALHA tem que escolher uma e sacrificar.

FetusinFetu (13/03/2018 11:16:07)

Você nunca pode ter dois feitiços na pilha, lendário ou não. Os feitiços só podem ser castados se a pilha estiver vazia.

AkromValeth (13/03/2018 11:10:05)

Se você conseguir jogar um deles como instantânea pode sim.

Mononoke (13/03/2018 10:24:03)

Posso ter dois feitiços lendários na pilha ao mesmo tempo?

Hiena (13/03/2018 10:21:52)

Gostei bastante das novas mecânicas, e além disso elas são bem simples e fáceis de entender

HenriqueLeal (13/03/2018 10:17:24)

Parabéns pelos artigos, você é muito fofo sz