Quando Davi e Golias se tornam Um
01/03/2018 10:00 / 5,036 visualizações / 28 comentários

 

Faz um bom tempo desde que vim falar sobre decks que eu esteja usando, a última vez foi perto da Grande Final do CLM10, onde comentei sobre o BR Aggro, e o Traverse DS. 

 

Com vaga para o RPTQ de trios, eu tenho focado mais em jogar Modern e testar várias opções de BGx nesse mundo novo de Jaces e Elfos, mas só mais pra frente falarei sobre isso, porque hoje queria falar sobre o deck que tem sido minha menina dos olhos no Standard e que chegou ao raro patamar de agradar tanto no main, quanto no side.

 

Eu ja tinha comentado do meu gosto por decks agressivos cheios de criaturas que podem punir oponentes baseados em remoções, coisa comum nesse T2 de Grixis e Approach. Minhas primeiras listas eram, acima de tudo, baseadas em criaturas resistentes e depois ns inevitabilidade de Hazoret, a Fervorosa, Chandra, Chama da Rebeldia e Portador da Gloria​. O dragão, por sinal, tem sido a criatura que mais gosto, se os midrages tem O Deus Escaravelho​, nós temos o dragão, que usado de forma correta, vira qualquer partida, normalmente nosso oponente lidou com Chandra e Hazoret, usando Desprezo de Vraska​, mas uma sequência de dragões, é imbatível.

 

Com o metagame ficando mais consolidando tivemos outras presenças agressivas, como o RDW e o Mardu, que tornam nossa lista "resistente" bem mais fraca, já que ela é ruim em uma race. Pensando nisso, adaptei o maindeck, focando mais no plano Mono Red, apesar de Parasita de Sucata​ e Khenra Abala-terra​ ainda voltarem para assombrar o oponente.

 

Rakdos Aggro - Standard
2018-02-28

Jogador

Ruda

Visitas

5103

Código Fórum

[deck=821074]
 

 

Se você reparou com calma, verá que o side é onde eu mais uso a cor preta e basicamente o porquê do splash. A opção de poder transformar o deck é o que mais me agradou nessa lista, eu já tentava algo semelhante quando jogada de Mono Red, mas as remoções e uma opção a mais de planeswalker foi me puxou para essa linha.

 

Pia Nalaar​ é uma carta para vários matchs, contra midranges ela faz o papel de 2 pra 1 automático, e versus aggros é um bloqueador importantíssimo; Portador da Gloria​ eu já citei como uma das grandes criaturas do Standard, seu poder e evasão fazem dele uma das melhores cartas de alcance do deck e, sem Garra de Escuridao​ ou alguma Lamina da Destruicao​, tem sido complicado responderem nosso amigo. Chandra, Chama da Rebeldia​ é a melhor planeswalker do Standard, desvirar com ela é certeza de vitória. Fenix Reavivante​ foi uma adição recente, principalmente para combater Portador da Gloria​, ainda está em testes, mas tem me agradado, montando uma curva 4+ onde quase todas as carats pedem Desprezo de Vraska​, e caso não sejam respondidas, aquele abraço

 

 - Ultima Sentenca de Bontu é um dos principais motivos de eu ainda usar preto, por muito tempo, Sois Escaldantes​ estava resolvendo tudo, mas com RG Monsters e BG Cobra jogando mais, eu quero uma remoção de verdade, e a cólera preta tem feito bem o seu papel.

 - Cortar // Pedacos​ é um dos melhores burns pós side, matando boa parte das ameaças do formato, ainda sim, é uma carta que penso em substituir por uma Derrota de Chandra​, melhorando a match contra RDW, que é complicada.

 - Cair da Perdicao​ tem um custo nada atrativo, mas faz bem o seu papel nesse T2, exilar O Deus Escaravelho​ feito sem proteção e principalmente, porque esse modo é muito importante, atacar a mão do oponente, fizeram essa carta uma das minha favoritas.

 - Hora da Gloria​ é uma remoção eficiente para os deuses e dragões, sendo fundamental no plano midrange, onde um deus pode vencer nosso deck. Eu prefiro ela à `Desprezo de Vraska​ pela questão da mana, que mesmo com um Lamacal do Desfiladeiro​ a mais, fica no limite.

 - Por fim, Angrath das Correntes Flamejantes​, eu ainda vou usar muito esse cara em decks agressivos. Comecei com Yahenni, Guerrilheiro Imortal​, mas resolvi que era uma criatura fraca pós side, sem muita proteção, mas o planeswalker BR cotinuou nas 75 e tenho aprendido a gostar de como ele coloca medo em oponentes lentos.

 

Poder adaptar cada carta do meu side, e até do main, é o que tem me agradado, aumentar dragões, Fênix no main deck, mais Chandras, toda hora troco algo, sempre procurando por um ângulo diferente. Essa versatilidade é o que me faz jogar com o deck, eu amava isso no Mardu e poder reviver essa experiência é sensacional.

 

Por fim, aquele In e Out bem rápido para quem vai jogar CLM ou PPTQ esse fim de semana, com algumas dicas também.

 

 - No Modo Agressivo, 2 lands são um bom keep, no Modo Midrange, 3 é melhor;

 - No Modo Agressivo você tem mãos curvadas que são imbatíveis, procure por elas, Hazoret gosta de mulligans;

 - Guardar um Khenra Abala-terra para um rush final pode ser interessante, ele e um Demolidor da Safra Ahn​ podem abrir toda a defesa adversária, ímpeto é melhor do que parece;

 - Portador da Gloria​ tem um modo secreto onde ele não é exaurido e só ataca para 4 de dano na vida do oponente e depois desvira, use mais esse modo; 

 - Quando estiver no Modo Midrange, jogue por valor, não necessariamente para rushar;

 - Suas criaturas tem ímpeto, logo elas punem oponentes full tapped. Quando o oponente passar com remoção aberta, jogue uma criatura que você não tenha problema em perder (Parasita de Sucata​ é minha favorita), ou passe aberto, anulando o turno dele, e faça o adversário começar a fazer mesa, abrindo uma janela para nossas criaturas rápidas. Ninguém bate um RDW na mesa, apenas mágicas nos derrotam, então forçar um jogo de combates é melhor para nós.

 - Sempre que jogar com side que transforma o deck, coloque as 15 e tire 15, todos os games. Deixe seu oponente confuso e sem saber se ele vai enfrentar um aggro ou se vai morrer com um Empurrao Fatal na mão,​ sem alvo.

 

Grixis Energy

 

O motivo de eu gostar de transformar o deck, pós side o Grixis tem ótima respostas para nós, mas como todo bom midrange, ele precisa das respostas certas, quebrar o plano deles com o side é muito bom.

 

Entram as 15 do side, saem 4 Parasita de Sucata, 3 Choque, 4 Mago Escarificador de Almas e 4 Demolidor da Safra Ahn

 

RDW/Mardu

 

Partida complicada por conta do side deles com Esguicho de Magma e Derrota de Chandra​, mas pós side o Parasita de Sucata​ fica um pouco melhor, pela match virar uma chuva de remoções.

 

Entram 3 Pia Nalaar, 1 Fenix Reavivante, 1 Hora da Gloria​, 2 Portador da Gloria e 1 Cortar // Pedacos. Saem 4 Mensageiro de Bomat e 4 Demolidor da Safra Ahn​.

 

Approach 

 

​Match relativamente tranquila, mas que o preto se destaca nuito nos descartes pontuais.

 

Traga Chandra, Chama da Rebeldia, Fenix Reavivante, Angrath das Correntes Flamejantes, Cortar // Pedacos​ e tire Abrasao​ e Choque​.

 

Cortar // Pedacos entra para que possamos usar uma remoção no gato e ainda ter algo para pressionar a vida do oponente.

 

 

-

É isso pessoal, espero que gostem do deck, eu, particularmente, tenho feito bons resultados com ele e, acima de tudo, me divertido muito.

 

Até mais!

 

Ruda

 

TAGS: 

Rudá Andrade dos Reis (VIP STAFF Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

28º no RPTQ

Conclusões e o Estado do Standard.


A Volta dos que não foram

Os decks que nunca deixamos de amar e estão aparecendo de novo no cenário competitivo.


Aggro é pop, Aggro é tech, Aggro é tudo

Analisando o Pro Tour Dominaria.


Na Grande Final do CLM11: Esper Control

Standard: Esper Control, de Vitor Mattas.


Por Dentro do BG Robots

A novidade para a semana de CLM e PPTQs.





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

The_Offspring (08/03/2018 13:28:29)

É uma possibilidade.
Mas para isso acontecer a wotc teria que recuar dessa política ridícula de "transformar o T2 num formato noob-friendly".
Não parece ser o caso.

Hael333 (08/03/2018 08:44:22)


Mas o T2 é assim desde que Magic é Magic.

Tem épocas maravilhosas, diversificadas e divertidas como essa que você falou, e tem épocas que são uma bela bosta (tipo afinitty x anti-affinity).

Daqui a pouco o power level sobe de novo e fica diversificado mais uma vez.

The_Offspring (07/03/2018 11:44:41)

Que foda esse formato de UB sem R e UB com R.
Se vc jogou INN+M13+RTR sabe que standard é muito melhor que isso.
Faz igual a WotC e aceita que o formato tá falido.
Pelo menos a aceitação leva à crítica e à mudança.
Ou vc acha que lançaram decks pré montados pq o formato tá indo super bem?

Lucouto (06/03/2018 16:17:39)

A unica tristeza é ter lido esse artigo depois de não ter mulligado mais vezes no top8 contra o approach... bom artigo, bom deck e bom guia!

VIP STAFF Ruda (03/03/2018 14:37:13)

Dont feed the troll

figueiredoalfs (03/03/2018 09:25:19)

Top8 gp Memphis

1 rg monsters
2 sultão contrictor
3 grixis
4 grixis
5 grixis
6 mardu veiculos
7 ub control
8 ub controle

Agora se vc quiser que o std seja um moderno, aí fica difícil né pool de cartas é beeeeeeeeem menor.

The_Offspring (03/03/2018 05:58:54)

Hahahaha!! Sehloco, é um dilúvio de lágrimas.
Engraçado que o formato é cheio de deck, mas mais de 80% do que se posta de T2 é:
"T2 e o Grixis"
"Splashando red no UB"
"TopX com Grixis"
"A volta do Mono Red"
"Mono Red no Standard diversificado"
"Mono Red, Grixis e outras listas que perdem pra eles"
"Report do Grixis que jogou contra 4 Hazoret Aggro"
"Top8 CLM 4 Grixis 3 Hazoret Aggro e 1 gpg perdido"
"Grixis: Energy ou Control?"
-_- zzzzzx
-_-

MrSocrates (03/03/2018 00:13:39)

Calma, cara. Hatear hater só te torna mais um.

Fora que desvia muito do assunto do artigo. O negócio é passar o Kiran na cabeça dos outros, pô! Keke

figueiredoalfs (02/03/2018 18:22:21)

Ah realmente é uma coisa legal alguém todo post que se tem sobre std ficar falando "Ah o std é ruim", "Ah o std é só hazoret x scarab god", "Ah o Power level do t2 é muito ruim". Se ele pode dar a opinião dele eu tbm posso dar a minha.

bluemaster (02/03/2018 16:48:17)

Roddrigo-3190 tem toda rasão. magic é um jogo para se divertir primeiro e competir depois. quando aparece sujeito falando "comunidade" "inclusão" e outras coisas do genero fico sempre com a sensação de que estão querendo politizar o jogo. E pessoas assim, se deixar ganhar espaço, estragam tudo ao seu redor.

rodrigo-3190 (02/03/2018 15:26:28)

Aff lá vem esse papinho de comunidade...
MTG sempre teve hater, sempre teve gente chata... , sempre teve de tudo.
Quando a galera jogava nas escolas ou na casa dos amigos, e nas pouquíssimas lojas não tinha tanta treta, principalmente porque ninguém ficava querendo dar opinião sobre o outro.

Porra, deixa o cara dar a opinião dele sobre o formato, tem que ficar fazendo cena para qualquer coisa que o cara fala, independente de ser verdade ou algo irreal, o cara tá falando o que ele vê, ao menos respeite ele.

figueiredoalfs (02/03/2018 12:30:51)


Porra nenhuma. Só fala merda. O pouco que ele fala é o óbvio que qualquer jogador minimamente competitivo sabe. O cara é um hater que sente prazer em falar mal do std. Cara assim a comunidade não precisa.

rjmgarcia15 (02/03/2018 10:44:58)

Exatamente. E também jogo sem scarab e sem Hazoret...

MrSocrates (02/03/2018 09:13:06)

Muita coisa que ele diz sobre o formato é verdade. Mas "snipar" todo artigo de T2 que aparece não dá também, né?

MaS nÃo TeM cOmO jOgAr StAnDaRd SeM hAzOrEt E sCaRaB gOd hurr durr

XCyrusX (02/03/2018 09:09:39)

Vlw pelo artigo Rudá, esse detalhamento da estratégia nos ajuda a entender um pouco mais do meta é adaptar outros decks tb, obrigado.

pedro77 (02/03/2018 01:41:40)

gostei do baralho mestrinho Rudá! ;D

figueiredoalfs (01/03/2018 22:54:36)

Só pra constar, offspring disse após o ban que a hydra ericada iria dominar o formato. Iria ser um bicho imortal. Hahahahh

figueiredoalfs (01/03/2018 22:52:01)

Cara eu confesso que eu abri esse artigo na intenção de ler um comentário do ofspring e zoar. Mas vc foi perfeito e sucinto. Hahahahahah

VIP STAFF sandoiche_13 (01/03/2018 17:25:28)


Confesso que eu ri demais nessa hahauhauauhua


E o deck que eu tenho jogado pra farmar no MTGO não usa nem Hazoret nem Scarab God, será que estou fazendo algo errado? Hehehehe

rjmgarcia15 (01/03/2018 16:57:48)

Prefiro chamar de "O choro contra o T2."

ysoeiroBR (01/03/2018 16:36:16)

Excelente!

MrSocrates (01/03/2018 15:04:04)

E mais um capítulo de The_Offspring vs Formato T2

The_Offspring (01/03/2018 14:19:39)

Muito interessante seu Mono Red com splash preto.
Deve jogar bem contra o UB Control com splash vermelho.
Mais um capitulo de "Hazoret vs Scarab God"... -_-

VIP STAFF loterio (01/03/2018 14:17:54)

HAHAHAHAHAHHAHAHAHA

VIP STAFF Ruda (01/03/2018 13:31:57)

https://www.youtube.com/watch?v=XDnL8IQYI0o

VIP STAFF loterio (01/03/2018 13:16:57)

Leio seus artigos e tenho vontade de jogar t2
Ainda bem que passa logo hahaha

VIP STAFF sandoiche_13 (01/03/2018 13:05:55)

" - Portador da Gloria​ tem um modo secreto onde ele não é exaurido e só ataca para 4 de dano na vida do oponente e depois desvira, use mais esse modo; "

O bichão tá a quase um ano no formato e poucos conhecem o modo secreto! Olha os spoilers aí rs

Bagunero (01/03/2018 12:42:29)

Só artigo TOP Rubens!