Guia de Pré Lançamento: Rivais de Ixalan!
09/01/2018 10:00 / 3,840 visualizações / 9 comentários

 

Saudações WebWalkers! Próximo fim de semana Dinossauros, Piratas, Tritões e Vampiros nos encontrarão novamente no pré lançamento de Rivais de Ixalan!! E como de costume, trago-lhes meu artigo como suporte à preparação do evento. 

Para estudar a coleção de Ixalan, você pode conferir meu artigo do Pré anterior aqui. E neste vamos explorar os conceitos, que eu proponho, dentro da coleção de RIX. Além de falar sobre como poderemos atingir a Benção da Cidade através da mecânica Ascender, tirando proveito dela para os nossos jogos selados. Vamos lá!
    
 - Equilíbrio: Benção da Cidade
 
https://media.wizards.com/2017/rix/pt_17xqn9ONlN.png    https://media.wizards.com/2017/rix/pt_Uzy2O3uKxq.png
   
Ascender é a nova palavra-chave desta coleção, onde ao se atingir 10 permanentes você ganha a Benção da Cidade. Para entender melhor sobre essa mecânica, acesse o artigo oficial da WOTC em português aqui, onde você encontra também a explicação das habilidades que retornaram de Ixalan. Neste tópico, vamos refletir como atingir a Ascensão à Orazca e usá-la em um ambiente selado.

Primeiramente, ter 10 permanentes em campo não é algo fácil no ambiente limitado, portanto trate isso como bônus. Pois se tratando em cards, seriam 10 cards físicos, o que representa 1/4 do seu deck (40 cartas é o ideal para jogos selados), no campo de batalha. E isso é muita coisa!
 
Então foque em cards bons por si mesmos, ou que sejam pelo menos justos em seu efeito, e que se tornam MUITO melhores com a Benção da Cidade. Corcel do Crepúsculo é um card padrão comum ok em termos de custo/benefício, o qual ao se Ascender fica bem mais forte. Expelir de Orazca também possui um bom efeito por si, o qual fica insano ao se atingir a Benção. Use essa lógica para avaliar como cards com Ascender entrarão em Equilíbrio com o funcionamento total do seu deck, sabendo assim se vale à pena colocá-los ou não.
 
Uma dica que eu proponho, caso queira jogar ao redor desta mecânica, é gerar Fichas. Tanto IXA quanto RIX trazem muitos cards que geram Fichas de tesouro e de outras criaturas em geral.
 
https://media.wizards.com/2017/rix/pt_pcJ0ZSgS1J.png     https://media.wizards.com/2017/rix/pt_Bobg1pfDZE.png
    
Cards como, Barreira Reluzente e Devoção da Escudeira, seguram mais o jogo inicial contra decks agros (um por defender, e outro por te dar recurso em vida), além de gerarem outras permanentes rumo à Ascensão. Lembrando que a habilidade de Ascender segue um perfil mais lento de deck, então Controlar o jogo inicial e levá-lo a uma partida mais longa faz parte dessa conquista.
 
 - Controle

Jogar MTG é batalhar pelo Controle do jogo, uma tensão entre 2 ou mais pessoas a qual geralmente 1 sairá vitoriosa. Seja anulando, removendo diretamente, dominando o campo e usando outros truques, o importante é saber o que controlar, como e quando controlar.
 
https://media.wizards.com/2017/rix/pt_QjOR2e58pQ.png https://media.wizards.com/2017/rix/pt_xBDqDqUsOy.png
 
Momento de Avidez remove várias criaturas do formato, pode funcionar como um truque de combate e lhe dar tempo em vida. Já Bombardear é uma queima bem forte, direta e simples, por apenas 3 manas, removendo grandes bloqueadores ou muitas das ameaças presentes. Cards como Amarras Luminosas travam quase quaisquer criaturas, além de contar como uma permanente rumo à sua Benção da Cidade.
 
https://media.wizards.com/2017/rix/pt_tL5xONTCUx.png
 
Controle pode vir de muitas formas, como, por exemplo, colocando criaturas em campo o mais rápido possível e trazendo pressão a/ao oponente dominando o campo de batalha. Porém, em RIX é notável o número presente de remoções de criaturas, destaque para o Chupacabra Voraz, que é simplesmente uma das melhores remoções desse formato em corpo de criatura, fazendo uma troca que lhe trás muita, mas muita Vantagem.
 
https://media.wizards.com/2017/rix/pt_xiOT42StZM.png

 - Vantagem

Seja em pontos de vida, em cards na mão, criaturas em campo, e outras situações, Vantagem é estar na frente do/a oponente.
 
https://media.wizards.com/2017/rix/pt_iAFOpdiBrP.png    https://media.wizards.com/2017/rix/pt_apVjVa8bzd.png
 
Destaque para Caminho da Descoberta que faz todas as suas criaturas terem acesso à mecânica de Explorar, a qual se mostrou extremamente poderosa no formato limitado: Filtra deck, deixa as criaturas maiores e trás terrenos, um tanto quanto condicional, mas extremamente Versátil e poderosa. Dando-lhe Vantagem sobre o que virá nas suas compras e como ajustar seu jogo devido à informação obtida.

Incursão Aquática produz 2 fichas de Tritão, contando como 3 permanentes rumo à Benção da Cidade na corrida contra o/a oponente. E além de ser uma carta que cria fichas, ainda dá Evasão para estas fichas e/ou outros Tritões através do tema Tribal da coleção.
 
 - Tribal

Rivais de Ixalan reforça o tema tribal do bloco, trazendo cards incríveis para essa sinergia como os lordes incomuns Tenente da Legião e Tritã das Névoas.
 
https://media.wizards.com/2017/rix/pt_u06zaW5OPi.png https://media.wizards.com/2017/rix/pt_eGDvMz78LW.png
 
Porém, a aleatoriedade dos boosters trará uma mistura de tipos de criaturas, então serão pequenas as chances de montar um tribal bem consistente no formato de Pré-Release (draft por ex é mais “fácil”), então escolher cards mais Versáteis é sempre uma opção melhor. Os dois exemplos acima são custo 2 com poder e resistência 2/2 e que ainda crescem outras criaturas, ótimo! Ou ainda contamos com cards como Maré Esmagadora e Bravata da Bucaneira, os quais já são bons e ficam melhores se checados com seus respectivos temas tribais.
 
https://media.wizards.com/2017/rix/pt_lxbGsMnuRq.png     https://media.wizards.com/2017/rix/pt_xMQWvW5EIE.png
 
 - Versatilidade
 
Falando em cards Versáteis, tire proveito de diferentes situações agindo de diferentes modos através de cards que te dêem opções a isso. Coroa de Tilonalli, por exemplo, pode servir como uma remoção inicial ao encantar criaturas oponentes de baixa resistência, pode desencadear o efeito de Enfurecer de um dinossauro ou simplesmente aumentar o ataque de uma criatura qualquer rumo à finalização/Agressão. Brontodonte Destruidor segue a mesma lógica, por apenas 3 manas é uma “Bombinha” 3/4 que pode remover um artefato ou encantamento incômodo.
 
https://media.wizards.com/2017/rix/pt_h20elQnNV8.png    https://media.wizards.com/2017/rix/pt_ItBspeL2i9.png

   
 - Agressão

Esta coleção também força bastante o ataque com criaturas, pois além de, tanto IXA quanto RIX, trazerem inúmeras mágicas instantâneas de truque de combate, RIX especialmente trás cards que te obriguem a atacar ou que funcionam melhor em combate. Nossa Campeã da Aurora Eterna é praticamente imparável tanto em ataque quando em bloqueio, e as auras Obsessão Curiosa e Ver Vermelho funcionam em arquétipos extremamente agressivos, combinando também com a habilidade de Raide da coleção.
 

        
Há outros tipos de mágicas também bem agressivas em relação a outros setores do jogo: mão, pontos de vida, grimório, etc. Como o card Fluxo Arterial, onde caso você controle um vampiro, a Vantagem do card é absurda.
 
https://media.wizards.com/2017/rix/pt_Y3RFa60kov.png
 
 
 - Evasão

Como o jeito mais comum de Agredir o/a oponente é atacando, e assim reduzindo os pontos de vida adversários, nada melhor que trabalhar com criaturas Evasivas, ou seja, difíceis de bloquear. Algumas trabalham com Palavra-Chave de habilidade, como o Desbravados Goblin, que tem Ameaçar. Outras, como Arauto do Manto de Bruma e Espreitadora do Bosque D’Ouro, possuem habilidades próprias descritas na caixa de texto. Mas por enquanto, a melhor Palavra-Chave para Evasão ainda é Voar.
 

         
Destaque para Saqueador do Aeroveleiro Bélico, que além de ter um corpo justo para o custo, ainda Voa e transforma qualquer possível bloqueador em um nada 0/1, detalhe que com esse status a criatura inimiga fica muito mais visível à remoções e morte por combate.
 
https://media.wizards.com/2017/rix/pt_AFqaIAeMDz.png
 
 - Bombas - Destaques Raros: O ciclo de Dinossauros Anciões

Este é um novo tópico que irei adicionar a partir de agora, falando das “Bombas” da coleção, ou seja, cards acima da média no formato e extremamente difíceis de lidar. Como criaturas poderosíssimas e planeswalkers. Por hora, citarei o ciclo de Dinossauros a seguir:
 

               
Rivais de Ixalan nos presenteou com este ciclo maravilhoso de dinossauros anciões, todos !BOMBAS! de selado (e quem sabe até de outros formatos), os quais podem ganhar o jogo sozinhos caso o/a oponente não tiver respostas adequadas. Se você possuir uma destas cartas, eu sei que a tentação de usar será grande! Porém, perceba que todos eles demandam alto custo de recursos para serem conjurados, então prepare seu deck de um jeito que estas cartas possam vir ao campo.

Já se você as está enfrentando, lembre-se das ferramentas que seu deck possui e o melhor jeito de contornar a situação até que seja possível eliminar a Bomba adversária. A mesma lógica segue para qualquer grande ameaça, portanto guarde suas melhores remoções e pondere sempre a melhor hora de usá-las, ou como colocar pressão na mesa com as criaturas que possui. Em algumas situações contra um/a planeswalker, por exemplo, é muito melhor ignorar a existência dele/a e contornar suas habilidades, enquanto parte para Agressão maciça aos pontos de vida adversários, ganhando “na corrida”.
 
 - Interações
 
Finalizando os tópicos de análise, seguem algumas pequenas Interações fáceis de acontecer no dia de Pré-Release, como o Regissauro Enfurecido com qualquer carta a qual possua a habilidade Enfurecer. Ele pode tanto eliminar pequenos bloqueadores do formato, quanto atingir direto os pontos de vida adversários mesmo se for bloqueado, ou ainda causar dano a um Dinossauro aliado e desencadear sua habilidade de Enfurecer. Acredito que seja uma das melhores criaturas incomuns da coleção.
 
https://media.wizards.com/2017/rix/pt_O6CxZz4CjO.png

Outra interação bem interessante é encaixar Rastejador da Selva em um arquétipo de Explorar. Você pode jogar ele para o cemitério, dando marcadores +1/+1 para a criatura Exploradora e depois devolvê-lo de lá, a qualquer momento que pudesse jogar uma mágica instantânea, como no “passe” de turno, por ex.
 
https://media.wizards.com/2017/rix/pt_wwAjFEaEG0.png
 
Rivais de Ixalan também traz uma gama maior criaturas voadoras bem fortes nas cores Branco, Azul e Preto, permitindo que se monte um arquétipo todo Evasivo caso use estas cores, o qual você pode potencializar com o card da coleção de Ixalan, Ventos Favoraveis, além de outros cards que tirar nos 2 boosters de IXA disponíveis no kit do pré.
 
https://media.wizards.com/2017/xln/pt_Euk41DLocr.png
 

 - Conclusão

Divirtam-se! É o que eu sempre falo.

Pré-Lançamentos são mais festas que campeonatos, claro que o gostinho de vitórias dá um tempero especial, mas jogar em uma loja acolhedora e entre amigos e amigas deixa isso tudo um evento muito maior e mais legal do que se pensa.
 
Então, vejo vocês nos eventos mais próximos, e dêem seus feedbacks do artigo nos comentários!
 
Até!!
 
 
 

Felipe Bracco (VIP STAFF Bracco)
Viciado e apaixonado pela mana vermelho, adorador de Goblins, viajante das teorias, curioso e observador! Buscando sempre expandir os limites da minha própria escrita e do que pode ser escrito.
Jogo Magic desde 2000, e hoje estou mergulhado inteiro na comunidade. Sou inclusive administrador do MTG LGBT, grupo de Magic no Facebook visando acolhimento e promoção de eventos relacionados.
Se quiser saber mais sobre, entre em contato!!!
Redes Sociais: Facebook
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

Guia de Pré Lançamento: Dominária!

Tudo o que você precisa saber.


Sala de comando - Review Rivals of Ixalan

Vermelho, Verde, Multi e Incolor.


Draft Time - Rivais de Ixalan

Dicas para o formato.


Na Vida do Grind: MOCS, CLM e PPTQ

Standard, Modern e Limited, na correria.


Guia de Draft para Ixalan

Dinos, piratas, vampiros e tritões!





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

VIP STAFF Bracco (23/01/2018 09:15:53)

Ela é tipo um bônus.


Se um card com essa habilidade constar que vc possui 10 permanentes, vc ganha essa "benção" (um título, uma "nova habilidade de player"). Daí todos os cards com a benção da cidade te darão algum efeito extra.

Tipo:
.........................
Card Zé

criatura 1/1

Ascender
se você tiver a benção da cidade Card Zé ganha +2/+2
.........................

Daí o Card Zé vai constantemente checar até você ter 10 permanentes (contando com ele), daí quando vc tiver, ganha a Benção e tudo que precise da Benção vai ganhar Bônus de habilidades :D

rart246 (22/01/2018 08:39:59)

ainda não entendi oq a benção da cidade faz T.T

Ssnipo (10/01/2018 12:18:09)

Achei que tinha "algo a mais" quando você diz no plural "dando marcadores +1/+1 para a criatura Exploradora", já que o básico da habilidade é somente um. Talvez tenha considerado a presença da Constritora Sinuosa.
E eu não vi vantagem em jogar pro cemitério pra então pagar 5 ao invés de de comprar e pagar 3. Mas isso depende do desenrolar da partida.
Enfim, obrigado pela resposta.

VIP STAFF Bracco (10/01/2018 08:16:02)

Olá!

Explorar permite que vc veja o topo e escolha, caso não seja um terreno, se o card continua no topo, ou vai para o cemitério.

com essa criatura no topo, por exemplo, vc pode escolher jogá-la no cemitério para recuperá-la depois.

Ssnipo (09/01/2018 16:23:40)

Não entendi a sinergia de Rastejador da Selva com a habilidade de Explorar.

VIP STAFF Bracco (09/01/2018 14:04:40)

Oi!

em Ixalan temos a almirante beckett bronze como lorde dos piratas. e há tbm um Dino incomum verde como lorde.

Daí em RIX recebemos os das outras 2 tribos. :)

Alchemist (09/01/2018 13:37:59)

pq os piratas são representados por 3 cores no bloco...

yajima (09/01/2018 12:20:33)

queria saber pq nao fizeram um lord custo 2 para os piratas :/

Vikings (09/01/2018 12:00:23)

Ótimo artigo!