Decks da Semana #10 do CLM10: Scarab Temur
29/11/2017 18:00 / 2,874 visualizações / 4 comentários

 

 

Olá, tudo bem?

 

Hoje é dia de deck tier 1, de baralho de GP e de vencer PPTQ, o 4c Energy ou Scarab Temur. A lista é do Thiago Roberto Polidoro Pinto, da Toca Do Urso - Card Shop, de Arapongas/PR.

 

Visitas

2921

Código Fórum

[deck=737224]

 

O que faz o temur tão bom? Energia. Essa mecânica não permite interação do oponente, então cada novo card com Energia conjurado deixa o próximo mais forte, permitindo gerar card advantage ou criaturas maiores, tudo isso, sem pagar mana. A lista do Thiago carrega o núcleo das cartas dessa mecânica, Hidra Ericada​, Refinador Clandestino, Servical do Conduite​, Virtuose dos Turbilinos, Harmonizar-se com o Eter​ e Raio Domesticado​. Cartas que geram boas quantidades de energia e fazem um midrange rodar.

 

Filhote Presalonga não entra nessa base porque ele é mais uma carta que consome energia, do que realmente uma carta da sua base de geração. Mas ele, assim como Portador da Gloria​, é importante quando esse deck quer ser mais agressivo. Boa parte das vitórias rápidas do deck envolve um Filhote muito forte no começo e um dragão limpando o que sobrar do oponente.

 

Citei já boa parte das ameaças do deck, então vamos às respostas. Raio Domesticado ​é a melhor remoção do formato, ele abusa da mecânica de energia e consegue ser "duas manas, destrói uma criatura". Abrasao também é uma carta forte, isso porque Segadeira da Eteresfera e Soberana Celeste, Capitania do Consul​ conseguem ser cartas bem chatas para esse deck. Muita gente usa Esguicho de Magma​ também, mas o Thiago preferiu respostas para controles, daí Perfurar Magica e Vontade Suprema.

 

Um problema do Temur puro é que ele não gera card advantage de maneira bruta, apenas fazendo boas trocas, sua única carta que pode te colocar mais na frente é a Chandra, Chama da Rebeldia​, presente também nessa lista. Mas com preto você pode resolver isso, primeiro usando mais planeswalkers, Nicol Bolas, Farao-Deus e Vraska, Cacadora de Reliquias são cartas que tem potencial de vencer sozinhas uma partida, quanto mais lento o seu metagame, mais impacto eles terão. E por fim, a carta que resolve o flood que vem de um baralho que usa 22 lands e 4 Harmonizar-se com o Eter, O Deus Escaravelho. Entender essa carta te ajuda a entender o T2, os jogos são longos e de muito atrito, o deus entra depois de tudo isso e começa a gerar presença de mesa com um mana sink, ou seja, sem gastar muitos recursos, ele é quase um planeswalker na mesa.

 

No side;

 

Carniceiro Gorja da Morte é muito bom contra decks de Busca por Azcanta​ e Mono Reds, e existe uma linha de plano de side que usa ele para anular O Deus Escaravelho​, mas nesse caso, eu prefiro não usar um Deus e estar em um temur puro;

Apetite pelo Antinatural é contra Tokens (assim como Partir em Dois​), mas também contra BR aggro e sua Segadeira da Eteresfera​;

Derrota de Chandra​ é contra RDW e Temur Puro (aka matar Dragão e Chandra);

Golpe do Confisco, resposta limpa contra o Deus UB, carta importante no mirror;

Negar, ajuda no mirror, mas está aqui para que você vença os controles;

Nissa, Guardia dos Elementos, mirror, tokens e Control, se o jogo é longo, é jogo de Nissa;

Perfurar Magica, Tokens e Controles.

 

 

Até a próxima edição, o 4C Energy é um dos melhores, senão a melhor escolha de deck para o formato, ótima chamada para CLM, PPTQ ou qualquer outro evento Standard.

 

Até mais!

 

 

Ruda

 

 

 

 


Rudá Andrade dos Reis (VIP STAFF Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

Decks da Semana #12 do CLM10: Esper Mill

Modern: Esper Mill, por Rafael Gomes De Oliveira .


No Grind: TOP8 CLM e Chaveamento.

Report e discussão do sistema.


Decks da Semana #10 do CLM10: GW Company

Modern: GW Company, por Alex Campos.


Decks da Semana #10 do CLM10: Ramunap Red

Standard: Ramunap Red , por Vinicius D. Araujo.

MTG Cards



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

MFabioDK (29/11/2017 23:51:21)

Isso ai, Thi. Deck massa pra caramba. Parabéns. :)

Arturrizzotti (29/11/2017 23:17:07)

O cara é fera
Merecido demais

ThiagoRoberto (29/11/2017 23:05:09)

Vlw Rudá!!

Argen (29/11/2017 22:27:12)

Ontem enfrentei esse deck.

Foi uma grande partida !