Decks da Semana #10 do CLM10: Scarab Temur
29/11/2017 18:00 / 3,084 visualizações / 4 comentários

 

 

Olá, tudo bem?

 

Hoje é dia de deck tier 1, de baralho de GP e de vencer PPTQ, o 4c Energy ou Scarab Temur. A lista é do Thiago Roberto Polidoro Pinto, da Toca Do Urso - Card Shop, de Arapongas/PR.

 

Código Fórum

[deck=737224]

 

O que faz o temur tão bom? Energia. Essa mecânica não permite interação do oponente, então cada novo card com Energia conjurado deixa o próximo mais forte, permitindo gerar card advantage ou criaturas maiores, tudo isso, sem pagar mana. A lista do Thiago carrega o núcleo das cartas dessa mecânica, Hidra Ericada​, Refinador Clandestino, Servical do Conduite​, Virtuose dos Turbilinos, Harmonizar-se com o Eter​ e Raio Domesticado​. Cartas que geram boas quantidades de energia e fazem um midrange rodar.

 

Filhote Presalonga não entra nessa base porque ele é mais uma carta que consome energia, do que realmente uma carta da sua base de geração. Mas ele, assim como Portador da Gloria​, é importante quando esse deck quer ser mais agressivo. Boa parte das vitórias rápidas do deck envolve um Filhote muito forte no começo e um dragão limpando o que sobrar do oponente.

 

Citei já boa parte das ameaças do deck, então vamos às respostas. Raio Domesticado ​é a melhor remoção do formato, ele abusa da mecânica de energia e consegue ser "duas manas, destrói uma criatura". Abrasao também é uma carta forte, isso porque Segadeira da Eteresfera e Soberana Celeste, Capitania do Consul​ conseguem ser cartas bem chatas para esse deck. Muita gente usa Esguicho de Magma​ também, mas o Thiago preferiu respostas para controles, daí Perfurar Magica e Vontade Suprema.

 

Um problema do Temur puro é que ele não gera card advantage de maneira bruta, apenas fazendo boas trocas, sua única carta que pode te colocar mais na frente é a Chandra, Chama da Rebeldia​, presente também nessa lista. Mas com preto você pode resolver isso, primeiro usando mais planeswalkers, Nicol Bolas, Farao-Deus e Vraska, Cacadora de Reliquias são cartas que tem potencial de vencer sozinhas uma partida, quanto mais lento o seu metagame, mais impacto eles terão. E por fim, a carta que resolve o flood que vem de um baralho que usa 22 lands e 4 Harmonizar-se com o Eter, O Deus Escaravelho. Entender essa carta te ajuda a entender o T2, os jogos são longos e de muito atrito, o deus entra depois de tudo isso e começa a gerar presença de mesa com um mana sink, ou seja, sem gastar muitos recursos, ele é quase um planeswalker na mesa.

 

No side;

 

Carniceiro Gorja da Morte é muito bom contra decks de Busca por Azcanta​ e Mono Reds, e existe uma linha de plano de side que usa ele para anular O Deus Escaravelho​, mas nesse caso, eu prefiro não usar um Deus e estar em um temur puro;

Apetite pelo Antinatural é contra Tokens (assim como Partir em Dois​), mas também contra BR aggro e sua Segadeira da Eteresfera​;

Derrota de Chandra​ é contra RDW e Temur Puro (aka matar Dragão e Chandra);

Golpe do Confisco, resposta limpa contra o Deus UB, carta importante no mirror;

Negar, ajuda no mirror, mas está aqui para que você vença os controles;

Nissa, Guardia dos Elementos, mirror, tokens e Control, se o jogo é longo, é jogo de Nissa;

Perfurar Magica, Tokens e Controles.

 

 

Até a próxima edição, o 4C Energy é um dos melhores, senão a melhor escolha de deck para o formato, ótima chamada para CLM, PPTQ ou qualquer outro evento Standard.

 

Até mais!

 

 

Ruda

 

 

 

 


Rudá Andrade dos Reis ( Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

Valakut: CLM e RPTQ

Vaga para a Grande Final e Top16 no RPTQ.


Decks da Semana #10: Jeskai Control

Standard: Jeskai Control, por Thales Z. Grande.


Decks da Semana #10: Through the Vengeance

Modern: Through the Vengeance, por Rafael G. Cardoso.


Decks da Semana #8: Esper Control

Standard: Esper Control, por Thales Z. Grande.





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

MFabioDK (29/11/2017 23:51:21)

Isso ai, Thi. Deck massa pra caramba. Parabéns. :)

Arturrizzotti (29/11/2017 23:17:07)

O cara é fera
Merecido demais

ThiagoRoberto (29/11/2017 23:05:09)

Vlw Rudá!!

Argen (29/11/2017 22:27:12)

Ontem enfrentei esse deck.

Foi uma grande partida !