Decks da Semana #10 do CLM10: Topless Miracles
28/11/2017 18:00 / 3,421 visualizações / 9 comentários

 

 

Olá, tudo bem?

 

Vamos hoje com um forte contole do Legacy, que pode ter perdido seu lock mais forte, mas que ainda é poderoso. A lista é do Luiz Barros, da Mana, Meeples & Orcs Game Store, do Rio de Janeiro/RJ.

 

Jogador

Luiz Barros

Visitas

3440

Código Fórum

[deck=737620]

 

O MIracles tradicionalmente usava Tampo de Adivinhacao do Sensei, que deixava Terminus e Suplica aos Anjos infinitamente melhores, além de que ele ainda tinha a sinergia insana com Contrabalancar, que lockava o oponente, travando ele completamente. Mas, o mundo mudou, e o ban levou o tampo, deixando esse controle mais justo e procurando por uma nova lista.

 

Estamos falando de um hard control, então as respostas são importantes, inclusive, focar em um bom power level ajuda bastante. Contramagica, Council's Judgment​, Espadas em Arados, Forca de Vontade, Perfurar Magica, Terminus, Unexpectedly Absent e Cancao do Cisne (no caso desse último, é uma carta mais comum em listas de combo, mas dependendo do ambiente, pode ser interessante).

 

Nessas respostas nós temos o grupo que lida com combos (counters) e o grupo que lida com mesa (remoções). Para alinhar as respostas às ameaças, temos as cantrips, que nesse deck são particularmente importantes. Tempestade Cerebral​ é de longe a mais importante, até mesmo por se ruma das cartas mais importantes do próprio Legacy, além de arrumar nossa mão, é ela que nos ajuda a deixar o Miracle pronto, o uso estratégico aqui é a chave para vencer mais com o baralho, use bem Tempestade Cerebral​ e gg. Ponderar ainda pode ajudar no Miracle, mas faz o papel mais tradicional de cantrip, sendo fundamental para acharmos respostas. Pressagio​ e Predizer são cartas de power level menor, mas que começaram a jogar quando Tampo foi banido, elas trabalham nosso deck, só que de uma maneira bem mais fraca, podem ser usadas mais para gerar card quality do que realmente pela estratégia.

 

Prateleira de Pergaminhos não é tão comum, tem quem use Veredito Supremo nesse slot, mas é uma carta que gosto muito para ativar o Miracle, depois de Tempestade Cerebral​, essa é a carta que ativa Miracle com mais versatilidade, e é isso que gosto no Legacy, ser versátil, usar bem minha mana. Outro ponto é isso contra descartes, recomendo.

 

Jace, o Escultor de Mentes merece um destaque só dele, desvirar com ele na mesa, ainda mais nessa lista hard control do Luiz, é garantir a vitória. Tempestade Cerebral​ todo turno é insano demais em um formato com fetch land, onde posso jogar o que não quero fora, e o lock dele do +2 é bem chato quando suas outras cartas são apenas de controle e você pode realmente acabar com o jogo do oponente. O bounce nessa lista é mais situacional, já que você lida com facilidade com criaturas.

 

Controlamos, impedimos o oponente, mas e ganhar? Bom, Jace, o Escultor de Mentes​ já pode fazer isso, Mas Suplica aos Anjos é o melhor finish him, fazer 4 anjos ou mais, no passe, costuma resolver bem. Ainda podemos dar aquelas "cutucadas" com Mago da Conjuracao-relampago​, ou fazer um jogo tempo ​com o Mentor do Monasterio, que o Luiz usa apenas um, eu prefiro pelo menos dois, por achar o plano tempo fortíssimo contra combos e ser uma kill condition barata e eficiente.

 

Para o side;

 

Containment Priest contra Show and Tell​;

Vendilion Clique contra combos no geral, além de ser interessante no mirror;

Agulha Medular​ é provavelmente a melhor resposta para planeswalkers e outras power houses de CA;

Alianca Abencoada contra Eldrazi;

Cirurgia Invasiva é muito bom contra descartes no geral, mas versus SnT e no mirror, é linda;

Extracao Cirurgica ​e Reliquia de Progenitus​ como gravehate, sendo que a Extração também serve contra combos;

Gideon, Aliado de Zendikar​ é uma tech mais recente, sendo muito bom versus combos (7 de poder na mesa e foge bem de remoções);

Linha de Forca da Santidade contra Burns, alguns BGx e Storm;

Retorno ao Basico​, que pune muito bem o Eldrazi.

 

Para fechar, eu não acho vital usar o vermelho para Lua Sangrenta​ e Pyroblast​, então concordo com a lista UW do Luiz, mas tem quem goste de ter a free win da Lua e a resposta forte que é o Pyro.

 

Vou ficando por aqui, até mais!

 

 

Ruda

 

 

 


Rudá Andrade dos Reis (VIP STAFF Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

Decks da Semana #12 do CLM10: Grixis Mindrange

Standard: Grixis Mindrange, por Leonardo D. Araujo.


Decks da Semana #11 do CLM10: GW Gatos

Standardr: GW Gatos, por Renato Issamu Takeya.


Decks da Semana #10 do CLM10: RG Madcaponza

Modern: RG Madcaponza, por Leonardo Maeda.

MTG Cards



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

lufinho (01/12/2017 09:15:20)

Muito interessante a lista. A manabase fez alguns sacrifícios para ser budget mas como tem muita land básica, deve funcionar bem.

BUSINESS laemcasa (30/11/2017 19:58:30)

a Pyroblast eh mto boa, e vc pode acrescentar lavamancer e raio no seu jogo dependendo do meta que espera. Nessa lista mais hard control não é necessário mas em listas de stoneblade a terceira cor geralmente eh necessária.

VIP STAFF Ruda (30/11/2017 07:20:32)

Qualquer draw no turno do oponente, Miracle ignora Timing Restrictions.

MizinhOBR (30/11/2017 04:52:57)

Como que faz suplica aos anjos no passe?

VIP OURO ThiefSlayer (29/11/2017 13:42:24)

Funciona bem, o Stefano tá conseguindo o melhor resultado de miracles da liga competitiva do mol, e tentei jogar com a lista dele umas vezes, é bem forte o lock. Counterbalance consegue algum valor sem soothsaying com brainstorm, fetches, ponder, predict, jace e as vezes até com blind flip, e soothsaying no late game com um board limpo é GG quase de certeza (fora o valor com predict). Até onde eu sai, agora ele tá tendo o melhor resultado de todas as alternativas de miracles (pelo theSource e pela liga do mol), talvez não seja a melhor lista possível mas provavelmente é perto disso.

edrd (29/11/2017 07:58:18)

Muito bom, por mais decktech legacy!

Creighton (29/11/2017 02:23:40)

Pithin Needle, invasive surgery, surgical extraction! deck do cientista maluco
chique demais!

VIP STAFF Ruda (29/11/2017 01:38:04)

EU vi cara, vou confessar que ainda não sei o quanto gosto de usar esse lock, sei que quando encaixa, abraço, mas ainda tem perda de poder.

VIP OURO [sm]_Frejat (29/11/2017 01:23:55)

Rudá, viu a lista do Stefano Silveira no nacional legacy? Finalista com o lock.

3 Counterbalance
2 Soothsaying