Decks da Semana #10 do CLM10: Ramunap Red
27/11/2017 18:00 / 4,575 visualizações / 1 comentários

 

 

Olá, tudo bem?

 

Abrindo essa semana, vamos com um deck que você precisa entender para competir no Standard, o Ramunap Red. A lista é do Vinicius D. Araujo, da Mana, Meeples & Orcs Game Store, do Rio de Janeiro/RJ.

 

Visitas

4623

Código Fórum

[deck=738111]

 

O Ramunap Red é um RDW, um baralho agressivo baseado em vermelho, que tem como característica o alcance, ou seja, ele tem maneiras de matar o oponente que não seja via combate, seja com mágicas, seja com habilidades, que causem dano e finalizem os pontos de vida.

 

A base agressiva é com Demolidor da Safra Ahn​, Kari Zev, Incursora das Aeronaus​, Khenra Abala-terra​, Mago Escarificador de Almas e Mensageiro de Bomat. Baixo custo, ímpeto e boas em combates, são as características dessas cartas que fazem a base do baralho, a principal parte do começo de jogo do Ramunap é como ele impede que o oponente interaja dentro do combate, impedindo ele de bloquear e nos garantindo pontos de dano importantes. Mensageiro de Bomat​ ainda faz o papel de "para-raios", porque já no turno 2 sua função deixa de ser causar dano, ele passa a ser uma fonte de card advantage futuro, o oponente pode lidar com ele e tomar dano de coutra criatura, ou preservar seus pontos de vida, mas nos dar mais cartas.

 

A parte agressiva te garante dano com certeza até o turno 3, talvez 4 se você está no play, seu oponente aqui tem que estar próximo aos 10 pontos de vida, porque as próximas cartas vão levar ele à 2 ou 3, deixando no alcance dos burns.

 

Ferocidonte Enfurecido​,Mentor Austero e Hazoret, a Fervorosa​ são a transição. O dinossauro foi uma das grande adições do deck, impedir ganho de vida deixa o oponente dentro do nosso controle, e punir quem faz a mesa locka uma das principais estratégias versus RDW, nos vencer no combate. Mentor Austero​ é uma carta mais fraca para transição, eu diria que ele mais mantém o oponente no power level dos primeiros turnos do que realmente nos leva para frente, isso porque, contra Temur e seu plano com Hidra Ericada​ e Virtuose dos Turbilinos​, o Mentor trava o oponente e deixa nossas criaturas de começo com algum valor, mesmo com o oponente colocando coisas melhores na mesa. Aqui queria apontar uma crítica à lista do Vinícius, eu não sou fã de Mentor de main, mesmo com muitos Temurs no ambiente, ele precisa de um cenário específico para ter todo o seu valor, no geral, em uma mesa com várias ameaças, ele sozinho não faz verão e acho que no g1 ele é mal aproveitado, em comparação com o g2, onde temos mais cartas de valor único. Por fim, Hazoret, a Fervorosa​, a carta que ganha jogos sozinha, imbatível em combate e que faz o oponente gastar qualquer recurso menos vida, o que pode abrir caminho para o resto do nosso deck, lembrando que ela ainda tem um alcance fortíssimo.

 

E falando em alcance, nas nossas mágicas temos Choque​ e Golpe Relampejante, vulgo, alcance puro, e Abrasao, um dos melhores spot removals para esse deck, porque mata criaturas chatas de early game, e ainda locka Segadeira da Eteresfera e Dadiva do Farao-Deus, é muita versatilidade e eficiência em uma carta.

 

Sobre os terrenos, já vi algumas pessoas se perguntando porque um RDW usa 24-25 terrenos. Primeiro que esse deck pode ficar mais midrange pós side, com dragão e Chandra, Chama da Rebeldia e Ruinas de Ramunap, vulgo um dos melhores cards de alcance do baralho, pede que tenhamos uma boa quantidade de terrenos, então fazemos essa concessão. Lembrando que a Hazoret, a Fervorosa​ pode controlar um possível flood. E mesmo sem ela, estamos falando de flood em um mundo de Ruinas de Ramunap​ e Deserto Abrasado pelo Sol.

 

Analisando o sideboard;

 

Ferocidonte Enfurecido é especialmente forte contra Esper (UW) GPG e Tokens, ele mina completamente o plano desses decks de ganhar vida e fazer a mesa, tornou as matchs de "ruim" para "fácil";

Mentor Austero, aponta para o Temur;

Pia Nalaar, carta forte no mirror onde fazer mesa é importante e jogar dois bloqueadores em um turno inviabiliza parte do plano "não pode bloquear";

Portador da Gloria, base do plano de jogar grande, quando nosso oponente virá com mais remoções, serve contra Temur, 4C e outros midranges. No mirror ele também pode jogar, mas Derrota de Chandra​ é uma counterplay complicada;

Abrasao, matchs com mais artefatos, seja GPG, seja o mirror, onde Segadeira da Eteresfera​ é importante;

Chandra, Chama da Rebeldia, seu oponente montou nas remoções para criaturas e você vem com uma ameaça que ele não lida;

Derrota de Chandra, mais para o mirror, onde pode tirar até uma Hazoret, a Fervorosa​, com Mago Escarificador de Almas​ na mesa, claro. Contra Temur ele seria boa, mas eles tem diminuído o número de dragões pós side, deixando a carta um pouco pior;

Segadeira da Eteresfera, staple versus aggros, mas também íncômoda muito o Temur.

 

 

Para quem for jogar de RDW em algum PPTQ, RPTQ ou FNM, a lista do Vinícius é bem forte, ainda mais se o ambiente seguir o meta T2, com muito Temur e RDW. Para top8 de CLM eu já não recomendo, por ser pensando para um macro meta e não um micro. Ainda sim, Ramunap é um dos melhores decks do formato, pela sua capacidade de vencer partidas de graça, ainda mais no G1.

 

Vou ficando por aqui, até mais!

 

 

Ruda

 

 

 

 

 

 

 


Rudá Andrade dos Reis (VIP STAFF Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

Real Rogues! – U/R Ventos Favoráveis!

O poder do vento!


Decks da Semana #11 do CLM10: GW Gatos

Standardr: GW Gatos, por Renato Issamu Takeya.


Decks da Semana #11 do CLM10: Selvala, Heart of the Wilds

Commander: Selvala, Heart of the Wilds, por Paulo Ferreira.


O Outro Standard da Copa

Listas fora do comum no top8 do WMC

MTG Cards



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

Maxter (01/12/2017 15:43:00)

Esse Vinicius curte pagar carta de cartão do BRT