Bom dia!
O que vocês têm achado desse “novo” Standard? Muitas pessoas clamavam pelo banimento do Felidar Guardian, o que fatalmente aconteceu, e junto com ele o sonho da imensa maioria de termos um ambiente mais saudável. A grande pergunta é, temos um ambiente saudável? Difícil responder essa pergunta, é provável que esse termo ainda não possa ser utilizado, mas certamente posso dizer que há uma diversidade maior de baralhos, mesmo que exista uma predominância dos decks de Marvel no formato.
Por mais que a utilização do Marvel seja alta, podemos verificar certa variância nos top8 dos torneios relevantes pós-banimento:
Pro Tour Amonkhet
BW Zombies
BG Energy
Temur Marvel x4
MonoBlack Zombies x2
Campeão – MonoBlack Zombies
GP Montreal
UR Control
BG Counters
MonoBlack Zombies
Mardu Veículos x2
Temur Marvel x3
Campeão – Temur Marvel
GP Santiago
Temur Marvel x3
MonoBlack Zombies
Mardu Veículos x2
RG Energy
UR Control
Campeão – Temur Marvel
Desconsiderando as variações do Zombies, temos sete baralhos diferentes nos top8s dos torneios relevantes em que o Felidar Guardian já estava banido do formato. Não há discussão que, no formato Standard, aparecerem sete baralhos diferentes dentro do top8 de três torneios, é um número considerável.
Diante dessas informações iniciais acho que podemos definir da seguinte forma os tiers do Standard:
Tier1
Temur Marvel
Zombies
Mardu Veículos
Tier2
UR Control
BG Counters
Decks de Energia (BG/RG)
Assim, após essa breve introdução sobre o início do formato, focando nos mais badalados decks tier1, como muita gente vem falando sobre provavelmente os dois principais baralhos do formato, Zombies e Marvel, vou escrever esse artigo sobre a terceira força, inclusive, um baralho que já venho jogando há algum tempo e nunca escrevi nada aqui na Ligamagic, o Mardu Veículos.
Quando falamos desse deck, duas variáveis aparecem: a mais tradicional apenas Mardu e a alternativa que utiliza o azul no sideboard.
Observamos que a ideia do maindeck de ambos é muito parecida, curvar seu oponente com seus drops de custo 1 e 2, possuindo como linha de frente alternativa o Gideon, Aliado de Zendikar.
A principal diferença é que uma vez que o plano do Mardu Blue é entrar com os counters para melhorar o match contra baralhos como UR Control e Marvel, seu início de jogo deve ser mais agressivo com um clock menor de turnos, pois a ideia é fazer uma mesa avançada e anular as principais ameaças do adversário, como Maravilha do Sistema Eteraulico, Fumigar, Mecanotita Torrencial, etc., o que justifica a quantidade inferior de terrenos e a ausência de cartas de custo mais elevado, como é o caso da Arcanjo Avacyn.
Mas ai muitos de vocês podem estar se perguntando “E qual dessas listas eu devo jogar?”
Isso depende do ambiente que você enfrenta, mas para facilitar vou fazer uma tabela com a lista que tem maior vantagem contra cada baralho:
Temur Marvel |
Mardu Blue |
UR Control |
Mardu Blue |
Zombies |
Mardu |
BG |
Mardu |
Mardu |
Mardu |
BG/RG Energy |
Mardu |
Como é de fácil constatação, nos matchs em que os counters são eficientes, você terá uma melhora nos seus jogos e, caso contrário, você “perderá” cartas mais versáteis no sideboard, prejudicando contra o restante do ambiente.
Logo, se você acha que o torneio que jogará estará infestado de Marvel e UR Control a adição do azul será bem-vinda! Todavia, se no ambiente que você joga tem muitos Zombies e Mardu ou tem um número equiparado dos baralhos que se destacam no ambiente, melhor manter a lista padrão.
Por fim, como eu sei que praticamente 100% dos leitores gostam de planos de side, vou deixar aqui o plano de side de cada lista apresentada com o objetivo de ajudar vocês nos próximos torneios que forem jogar.
MARDU BLUE
Zombies
+2 Nahiri, a Anunciadora, +2 Chandra, Torch of Defiance, +2 Declaracao em Pedra, +2 Oath of Chandra, +1 Wandering Fumarole
-4 Scrapheap Scrounger, -4 Toolcraft Exemplar, -1 Walking Ballista
Temur Marvel
+3 Metallic Rebuke, +2 Negate, +1 Wandering Fumarole, +2 Declaration in Stone
-1 Unlicensed Disintegration, -3 Fatal Push, -2 Walking Ballista, -1 Aethersphere Harvester, -1 Canyon Slough
*Aqui vale uma observação que o plano é continuar sendo bastante agressivo, razão pela qual cartas, como Nahiri, the Harbinger e Release the Gremlins, por não terem nenhuma utilidade nesse sentido, acabam não entrando após o game 1.
UR Control
+2 Negate, +3 Metallic Rebuke, +2 Chandra, Torch of Defiance, +1 Wandering Fumarole, +2 Nahiri, the Harbinger
-3 Aethersphere Harvester, -3 Fatal Push, -2 Walking Ballista, -1 Canyon Slough, -1 Depala, Pilot Exemplar
Mardu
+2 Chandra, Torch of Defiance, +2 Oath of Chandra, +2 Nahiri, the Harbinger, +1 Wandering Fumarole, +1 Release the Gremlins
-4 Toolcraft Exemplar, -2 Veteran Motorist, -2 Walking Ballista
BG Counters
+2 Nahiri, the Harbinger , +2 Chandra, Torch of Defiance, +2 Declaration in Stone, +2 Oath of Chandra, +1 Wandering Fumarole
-4 Toolcraft Exemplar, -2 Walking Ballista, -3 Heart of Kiran
MARDU
Zombies
+2 Nahiri, the Harbinger, +1 Radiant Flames, +1 Chandra, Flamecaller, +2 Fumigate, +2 Oath of Chandra, +1 Anguished Unmaking
-4 Scrapheap Scrounger, -4 Toolcraft Exemplar, -1 Pia Nalaar
Temur Marvel
+1 Anguished Unmaking, +2 Nahiri, the Harbinger, +4 Transgress the Mind, +1 Release the Gremlins
-2 Unlicensed Disintegration, -2 Fatal Push, -2 Aethersphere Harvester, -2 Archangel Avacyn
*Aqui o plano muda um pouco, se comparado ao Mardu Blue, pois você precisa de cartas para lidar com Aetherworks Marvel e Ulamog, the Ceaseless Hunger em campo.
UR Control
+2 Nahiri, the Harbinger, +4 Transgress the Mind, +1 Painful Truths, +1 Anguished Unmaking
-2 Aethersphere Harvester, -2 Fatal Push, -1 Unlicensed Disintegration, -2 Archangel Avacyn, -1 Aether Hub
*Eu particularmente não odeio a Archangel Avacyn, mas como os baralhos control estão utilizando várias cópias de Censor e Essence Scatter, ela acaba perdendo um pouco do seu valor.
Mardu Midrange
+1 Chandra, Flamecaller, +2 Oath of Chandra, +2 Nahiri, the Harbinger, +1 Release the Gremlins, +1 Anguished Unmaking, +1 Painful Truths, +2 Transgress the Mind
-4 Toolcraft Exemplar, -4 Veteran Motorist, -2 Scrapheap Scrounger
Mardu Aggro
+2 Oath of Chandra, +2 Nahiri, the Harbinger, +1 Release the Gremlins, +1 Radiant Flames, +1 Anguished Unmaking, +1 Chandra, Flamecaller
-4 Toolcraft Exemplar, -4 Scrapheap Scrounger
BG Counters
+2 Nahiri, the Harbinger, +2 Oath of Chandra, +2 Fumigate, +1 Anguished Unmaking, +1 Radiant Flames, +1 Chandra, Flamecaller
-4 Toolcraft Exemplar, -4 Heart of Kiran, -1 Pia Nalaar
-
Então é isso pessoal, espero que esse artigo tenha agradado os amantes do Mardu, um deck que ainda é uma opção bastante viável para o formato.
Dúvidas, sugestões e críticas construtivas são sempre bem-vindas!
Abraço a todos.
LuCaparroz
Confesso que não amo usar 25 terrenos em um baralho agressivo, mas com 2 cycling land e 3 manland dá para otimizar esse número com alguns recursos adicionais.
Segadeira está principalmente em razão do Zombies. Não há plano mais eficiente do que atacar o zombies voando, de preferência com um clock aumentado via Depala/Motorista.
Ela certamente não é boa contra Marvel, mas contra Mardu e Zombies ela cumpre bem o papel.
Também não acredito ser uma carta de sideboard. Ou você usa no maindeck ou não usa.
Outra coisa é a segadeira, não entendi bem a utilidade dela no main. Seria para melhorar o Match contra mirror e zombies? Eu tirei ela do meu Deck até mesmo do side pq não via muito jogo.
Tem alguns problemas para utilizar os drop 5 nesse tipo de baralho.
O primeiro é a base de mana. Utilizar 12 Fastlands dificulta muitas vezes ter a quarta mana desvirada para o Gideon, imagina sendo a quinta mana que normalmente virá do topo. Você tem mais de 50% de chance de achar um terreno virado e ainda sim não conseguir fazer sua spell. Esse turno certamente pode custar a partida.
Fora isso, como eu mencionei no artigo, a ideia é avançar a mesa bem rápido e com os counters parar as ameaças. Se você deixa a curva mais alta esse plano não vai ser eficiente e certamente é o melhor plano contra esse tipo de estratégia.
Por fim, não é tão fácil castar o Rebuke por uma mana e mesmo que fosse, Avacyn não é uma carta que eu quero ter pós side contra os baralhos de controle ou Marvel.