Como predito...Amonkhet chegou fervorosa em nosso metagame! Players embalsamados, múmias e faraós preparem seus novos decks, pois o deserto dessa storyline elevará muito a temperatura do formato Standard! Com a chegada desse oásis de novas cartas e novas mecânicas, nós estamos de volta com mais um Especial Real Rogues, 3 em 1!!!
Todo player de Magic sabe que não existe melhor hora do que um lançamento de ediçao para criar novos decks. É hora de testar as novas sinergias e abusar de cartas poderosamente desbalanceadas! (ao menos até que sejam banidas)
Além disso, digamos que Amonkhet nos trouxe MUITAS coisas novas, enfatizo, MUUUUUUITAS! (Incluindo gatos mumificados, múúúmias em geral, e gideons de platina). Digo isso, pois algumas edições têm impactos mais fortes do que outras no metagame, este parece ser o caso de Amonkhet. A edição está carregada de ódio contra artefatos (ex: Mutilador-de-chifre, Pela Forca, Mentor Austero) e cartas de alta hype, como Gideon das Provas e Como Predito. Essa conjuntura nos faz esperar uma mudança nos decks mais comuns do T2 em breve.
Com tantas possibilidades e cartas legais, não poderemos falar de todas, mas vamos explorar as novidades em 3 listas novinhas em cards!
Ah! Mais uma coisa! Talvez Rhonas fique irado comigo, mas só para causar um pouco de polêmica aqui, parece que a cor verde está um pouco menos forte do que as outras... (prevejo defensores da mana verde nos comentários ).
Com a devida permissão dos 5 deuses de Amonkhet, vamos às listas!
Warning! Warning! Warning!
O ministério do Magic the Gathering adverte: estes são decks rogues, decida por você mesmo se jogam ou não jogam, ao persistirem os sintomas monte um novo deck!
Deck 1: WR aggro vigilance
Esse é para você que gosta de decks aggro! Vamos dar bônus para todo mundo, usar exaurir todo turno e adicionar uma evasão para não ser pego por algum bloqueador raivoso de nosso oponente, GG!
O fato é que Amonkhet nos trouxe algumas criaturas muito agressivas no branco e no vermelho. Iniciado Destinado a Gloria, Caminhante das Rajadas e Demolidor da Safra Ahn são exemplos disso. Estes cards, quando utilizam exaurir, tem efeitos bastante opressivos para nosso oponente. Causam bastante dano e são difíceis de se bloquear, seja pela evasão ou pelo corpo que possuem. Claro que podem pensar:
“Ah, mas você não pode usar todo turno o exaurir, a carta vai ficar virada, exausta no combate, não vai poder desvirar no outro turno!”.
Calma, seus problemas acabaram. Essa nova mecânica faz com que sua criatura não desvire no próximo turno, mas lembre-se que existe uma coisa chamada Vigilância! É isso mesmo, para a maior chateação do oponente, a lista utiliza Sempre Vigilante e Prova da Solidariedade. Estas cartas permitem um ataque sem virar nossas criaturas e viabilizam a utilização de suas habilidades por turnos consecutivos! Essa combinação é explosiva, pois os buffs vão se acumulando e pelo turno 4 ou 5 já saíram totalmente do controle. Sendo mais numérico, quero dizer que no turno 4 é possível atacar com uma somatória de 16 (ou mais) pontos de dano.
Por fim, temos algumas cartas para nos auxiliar com potenciais situações problema e responder às ameaças de nosso oponente. Degredar, Gideon e Geist Desordeiro são cartas que nos ajudam em momentos mais complicados, oferecendo a possibilidade de evadir das criaturas de nosso oponente, remover ameaças, ou mesmo, caso necessário, nos defender.
Dicas para pilotar o deck: Explosão é o lema desse deck. Caso você use um encantamento buff em uma mesa que só possui um Iniciado Destinado a Gloria,irá bater 5 ou 6 de dano. Isso não é ruim, mas a situação ideal é você conseguir jogar os buffs com duas ou três criaturas na mesa. É importante encaixar evasões e remoções nos momentos corretos, pois não existem muitas no deck.
Deck 2: Kefnet Nixilis Control
A segunda opção de nosso menu é um hard control. Temos boas (ou más) notícias, ao que tudo indica, os deuses de Amonkhet gostam dos decks control também. Prova da Ambicao e Censurar são destaques nessa ediçao, sendo mágicas de curva 2 muito eficientes. A primeira nos lembra dos tradicionais éditos, que já existiram (com um potencial upside de entrar no campo de batalha várias vezes), enquanto a segunda faz com que nosso oponente fique em dúvida se pode jogar naquele turno ou precisa esperar mais um turno para jogar sua mágica. Nessa dúvida, o oponente perde tempo e nós ficamos mais próximos de ganhar o jogo. Censurar consegue ser ainda um pouco mais interessante, pois tem a flexibilidade do reciclar. É, não vai ser fácil enfrentar essa anula.
Novas remoções não são tudo que Amonkhet nos trouxe, existe uma carta em especial que está sob os holofotes do deck building atual: Como Predito. Só o tempo confirmará (ou não) o potencial dessa carta, mas provavelmente, é uma vantagem das boas. Sabe, ela deixa você jogar cartas, pagando 0 mana, no seu turno e no turno do oponente. Iluminacao Hieroglifica e Lampejo de Genialidade podem ajudar a dar combustível para que, mesmo jogando cartas nos dois turnos, sua mão continue cheia de opções. Essa “mana virtual” que o card fornece, torna possível muitos casts e usos de habilidades no transcorrer dos turnos ao custo de “perder” um turno para jogá-lo (vale lembrar que as expertises podem ajudar a contornar o problema).
Não esqueçamos de nossa dupla matadora, Ob Nixilis Reaceso e Kefnet, o Consciente. Ambos podem comprar cartas e ambos são game finishers, Kefnet pode bloquear criaturas para proteger o Nixilis, que além de possuir uma habildiade de destruilção, tem um ultimate que ativa com as habildiades de ambos. Elas parecem sinérgicas e com os controles adequados vão finalizar seu oponente.
Dicas para pilotar o deck: É uma guerra de recursos, para cada ameaça do oponente uma resposta, quem tiver mais recursos vence. Mais do que dicas para pilotar, vale a pena considerar quais serão as ameaças prováveis que você irá enfrentar para substituir cartas no maindeck. O deck foi feito UB para simplificar a curva de mana, mas branco poderia ser adicionado para utilização de remoções globais ao custo de mais mulligans.
Deck 3: UR Drake Rise
O terceiro deck do dia é o mais enigmático (dum bass). Dragonete dos Enigmas, uma carta chave do deck, sintetiza um arquétipo clássico do UR no mágic: quanto mais mágicas instantâneas e feitiços, mais poder. Cartas como Censurar e Iluminacao Hieroglifica voltam a aparecer aqui, mas neste deck o reciclar delas torna-se ainda mais relevante como navegação pelo deck e aumento de contagem no grave a partir do turno 1!
Guardiao dos Glifos combina com essa proposta. Essa esfinge é card advantage estampada, possui duas vidas, a segunda vida custa 7 manas e só pode ser utilizada num deck que possua cards de controle, como este deck. Outra novidade da lista é Reduzir /// Escombros este card versátil te ensina sobre ganhar tempo, anular uma mágica e manter terrenos virados, para que no turno seguinte não exista mana o suficiente na reserva de nosso adversário para fazer mais ações. Exagerando um pouco, este card é capaz de te fazer jogar um turno extra, quando usado corretamente.
Temos também algumas bombas para o late game, Erguer-se das Mares criando uma legião de zumbis, e Chandra, Invocadora do Fogo causando muito dano e renovando nossa mão.
Dicas para pilotar o deck: Tanto a Esfinge, quanto o Dragonete, tem Voar e um bom poder de ataque. Tente protegê-los e conectar os ataques no oponente, isso deve bastar. Cuidado com os turnos em que joga suas criaturas, são turnos em que seu oponente pode se beneficiar de suas manas viradas para fazer grandes jogadas! A princípio, o late game é amigo do deck. A contagem de mágicas no cemitério cresce aumentando o poder de nossas jogadas e a reserva de mana permite que as esfinges, devidamente embalsamadas, retornem ao jogo.
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Estes foram os 3 decks da edição especial de Real Rogues Amonkhet! Uma edição que traz cartas tanto para o time da agressão quanto para o time do controle. Nesse momento nós ainda não sabemos quais serão os novos cards mais utilizados no metagame, construímos nossas listas ainda sem conhecer a face das novas ameaças. Fazendo estes 3 decks vi que ainda existem muitas outras possibilidades para serem exploradas, mas, este é justamente o motivo pelo qual nos vemos no próximo Real Rogues! Quem re-viver, verá!
Faça seu comentário. Tem algum card que você gostaria de ver rodando em um rogue? Conhece alguma lista que você gostaria de ver no próximo Real Rogues? Deixe suas sugestões, provas e enigmas.
Até a próxima!
Fala rapaz! Por duas razões, evasão do voar + buffs e a crença de que o ambiente vai fortalecer as estratégias de controle. É possível imaginar cenários em que sacrificá-lo seja uma boa opção para fazer com que outras duas criaturas conectem o ataque no turno seguinte.
Ficaria feliz se você elaborasse algo do tipo, pois mesmos os players que não são assim como eu, nós buscamos o topo no mundo do Magic, claro que dependemos de diversos fatores e não é só o deck na mão e sim tempo, disponibilidade, treino, etc... Sei que é capaz e vai elaborar algo em breve desse padrão! Não que este artigo não esteja, quem sou eu pra falar algo. Espero ter ajudado. Abraços!
Que legal cara! fico muito feliz em saber a opinião dos leitores :) Via de regra eu sou quem fala dos rogues e tiers não 1, mas, o futuro é uma caixinha de surpresas! abraço o