Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
PROTEÇÃO E MANTO - Alvo, Aquela, Escolha etc
 PROTEÇÃO E MANTO - Alvo, Aquela, Escolha etc
Raczinhu

Esquilo
0 Referências
Posts: 201
Registro: 14/11/16

Postado em: 17/01/17 05:20
Permanentes com manto não podem ser alvos de mágicas e habilidades, assim como permanentes com proteção não podem ser alvos de mágicas e habilidades referentes a proteção que essa criatura possui.

Sempre leio que essa "proteção" serve para quando a carta utiliza a palavra "alvo". Minha dúvida é quando a palavra "alvo" não está presente na carta, mas a permanente está sendo um alvo mesmo assim. Seguem alguns exemplos:

1) Jogador com Manto vs "O Oponente"
Esse jogador pode sofrer com cartas que determinem que "O OPONENTE perde um ponto de vida", "O OPONENTE descarta um carta" e etc?

2) Jogador/Criatura com Manto vs "Escolha"
Esse jogador/criatura pode ser alvo de cartas que dizem "ESCOLHA um jogador/criatura"?

3) Jogador/Criatura com proteção vs "Aquele(a)"
Esse jogador/criatura pode sofrer com cartas - que ele/ela possui proteção - que determinem "quando criatura x for bloqueada por outra criatura, destrua AQUELA criatura", "AQUELE jogador remove uma carta do topo do grimório" e etc?

Acho que existem outros termos que também geram essa dúvida, mas só lembrei desses três. Nesses três exemplos, nenhum dos efeitos são globais, mas em nenhum deles a palavra "alvo" está escrita. Como proceder?
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 11240
Registro: 09/12/16

Postado em: 17/01/17 06:16
Apenas um termo indica alvo, e é a palavra "alvo".
As únicas excessões são mágicas do tipo Aura (que dão alvo no que vão encantar quando são jogadas), e keywords em que a palavra 'alvo' está presente em sua definição nas regras (ex: equipar).

'O oponente', 'escolha um', 'aquele' não indicam alvo. Se o texto usa esses termos ao invés de 'alvo', então aquela mágica ou habilidade simplesmente não tem alvos. Não existe isso de algo ser alvo sem usar a palavra alvo.


Finalmente, lembre que Proteção é mais do manto contra uma cor, tipo ou o que for. Proteção também previne dano, remove auras e equipamentos, e impede que a criatura seja bloqueada.
 
Raczinhu

Esquilo
0 Referências
Posts: 201
Registro: 14/11/16

Postado em: 17/01/17 07:15


Sim, só citei a proteção pois ela também se enquadra nessa dúvida. Obrigado por esclarecê-la! :)