Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Rogues decks no Pauper, é possivel?
 Rogues decks no Pauper, é possivel?
gabrielris

Esquilo
0 Referências
Posts: 45
Registro: 05/02/15

Postado em: 30/03/16 17:13
Bom dia/tarde/noite! Peço ajuda para a criação de um deck rogue. Sim, isso mesmo, rogue. Recentemente um deck rogue tem acabado com os deck meta na loja local, gostaria de tentar uma criação nova e mais importante que não fosse lista pronta ou meta.
Podemos também discutir se é realmente viável decks rogue no formato.
Agradeço a todos!
http://www.ligamagic.com.br/?view=decks/view&id=321872
 
Corujaninja

Esquilo
0 Referências
Posts: 50
Registro: 30/05/15

Postado em: 30/03/16 18:03
Rogue? Onde?
O link está certo?

 
Gorefien

Esquilo
4 Referências (100.00% positivas)
Posts: 333
Registro: 28/09/11

Postado em: 31/03/16 11:56

Decks rogue não e tribal não jovem , decks rogues são decks diferentes dos "padrões" do mol.

Rapaz gostei da sua lista, já testei bastante coisa, mais e tenso quando peita um mono black ou um MUC da vida.

Os tier 1 tem muita vantagem...

 
Corujaninja

Esquilo
0 Referências
Posts: 50
Registro: 30/05/15

Postado em: 31/03/16 13:10

Ah entendi hehehe =) Vlw

 
pedro-sjdr

Clérigo
0 Referências
Posts: 134
Registro: 24/10/14

Postado em: 31/03/16 13:54
Boa tarde, é sempre válido quando se quer diversificar e desenvolver o deck builder, mas acredito que para deixar um deck competitivo e mais consistente vai acabar se deparando com os Tier1 do formato. O problema de formatos eternos é isso, não tem como fugir muito do meta.
 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 5203
Registro: 28/10/07

Postado em: 31/03/16 15:03

Amigo, muito bom o seu Deck e a sua iniciativa.

Uma das maiores diversões de Magic é montar Decks, bolar novas estratégias, usar listas incomuns e procurar fazer funcionar sinergias que não são usadas no metagame atual.

Eu como um amante viciado em montar novas estratégias, tenho que discordar do nosso amigo pedro-sjdr.
No Pauper, diferente dos outros formatos eternos, é fácil inventar e se sair bem, vencer torneios e peitar os tier 1 com estratégias novas. Isso só prova o equilíbrio do formato e sua quantidade assombrosa de Decks nivelados. É só ver como tem um grande número de Decks que se revesam entre os que mais vencem torneios, muito maior do que em qualquer outro formato eterno.

Existem exemplos bons de Decks rogues que se dão bem no formato, como o Kuldotha (que deixou de ser Boros e virou Jeskai) e passou a figurar entre os primeiros por um tempo, se tornando atualmente um Deck consolidado e não mais um Deck rogue.
Ainda tem outros Decks que vez ou outra aparecem no formato e fazem um certo estrago, como o Blue Weenie, o Eggs, o 1 Land Spy, Turbo Fog (esse sumiu de vez no MOL, mas é fortíssimo), GW Midnight Presence, BR Gurmag, Temur Tokens, Mono White Tokens, White Weenie, Zoo, várias versões de Tron, etc, etc, etc...
Tem mais um monte de Decks que apareceram, fizeram sua graça e sumiram do MOL.

Os Tier 1 e Tier 2 se revezam bastante nos resultados e só permanecem sendo os mesmos, com poucas mudanças, por que quem joga MOL joga para vencer, não quer perder tempo testando novas listas. Lá o ambiente é algo extremamente competitivo e ninguém quer perder tempo e grana investindo em algo incerto. E mesmo assim ainda tem os que se aventuram a inovar e conseguem fazer estrago com os seus Decks diferentes por um tempo.
Para provar isso que eu estou falando é só ver o metagame das lojas aqui no Brasil, as que usam as regras do MOL, claro.
Aqui mesmo, o Mono Blue Delver praticamente sumiu por que o pessoal ficou muito decepcionado com o banimento da Nuvem de Fadas e muitos encostaram ou até mesmo abandonaram o Deck, fazendo o meta ter uma variação muito grande de Decks. Pode ver que o Mono Blue Delver voltou ao topo do formato firme e forte no MOL.
O Affinity e o MBC são os que mais aparecem atualmente aqui, mas um Deck que tem dado o que falar aqui é o White Weenie, que a tempos não aparece no MOL, mas que bate em qualquer um dos Tier 1 do formato quando aparece nos torneios aqui, sendo muitas vezes campeão e quase sempre fazendo top 4.
Em outras localidades chove MBC pelas conversas que eu já vi aqui no Fórum Pauper e em outras quem domina são os Fractius, e por aí vai.

Aproveitando que ainda é barato, o que é um grande incentivo para criar novos Decks, o Pauper se torna ainda mais atraente para quem gosta de ir contra a maré e usar Decks que não estão entre os Tier 1, 2 e 3.
Além disso o Pauper é, na minha opinião, o formato perfeito para a entrada de novos jogadores de Magic, pelo seu ambiente vasto, equilibrado e extremamente divertido.

Dá pra fazer um Deck Rogue no Vintage e no Legacy pra peitar os grandes?
Dá sim, mas você vai ter que estudar muito o metagame, já que o ambiente aqui é muito mais agressivo e consolidado do que em quaisquer outros formatos, além de ter que bolar uma puta estratégia que consiga se equiparar aos Decks já consolidados, para não ficar muito atrás. É bem estreito mesmo, é complicado bolar algo novo nesses formatos e se dar bem, mesmo tendo disponíveis praticamente todas as cartas já lançadas até hoje em Magic.
Sobre essa questão eu não posso falar do Modern, pois desde que ele foi criado eu nunca me interessei e não sei nada sobre como funciona o meta dele.

gabrielris, eu vou dar uma olhada no seu Deck com mais calma depois, para poder opinar e dar sugestões melhores.
Valeu!

Editada em: 31-03-16 15:14:38 por gelcila.

 
gabrielris

Esquilo
0 Referências
Posts: 45
Registro: 05/02/15

Postado em: 31/03/16 22:15
Obrigado pelos comentários pessoal!
[Gorefien não acredito que o mono black seja atualmente o terror de todos, é um deck equilibrado, pelo menos aqui na loja local, os tier 1 tem uma grande vantagem devido já terem sido obviamente testados e tals, mas é possível inovar, porém difícil, no último campeonato quem ganhou foi um GUr tokens combo.
Gelcila concordo contigo, realmente o pauper é o único formato eterno que permite inovações, porém acho que ainda continua utópicos o sonho de não haver decks repetidos, ninguém tenta inovar, por mais budget que seja as listas, eu até tento, testo no cockatrice mesmo, mas até hoje não tive sucesso, a maioria só quer jogar de meta, e acabamos tendo um formato "budget" encarecendo.
Novamente agradeço os comentários e vamos tentar manter o tópico vivo e ver se conseguimos desenvolver algo.
 
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 5203
Registro: 28/10/07

Postado em: 01/04/16 13:57

gabrielris, o Deck que você se refere que venceu o último campeonato é esse aqui?
http://www.mtggoldfish.com/archetype/pauper-temur-tokens#online

Se for cara, isso só reforça ainda mais o que eu disse, já que esse é um Deck rogue que praticamente acabou de nascer.
Graças a Deus que ainda há gente que "pensa fora da caixa" jogando o MOL e podemos contemplar novos Decks nascendo de mentes super criativas. Então é só pegar a ideia e adaptar para o nosso meta, fazendo as alterações necessárias.
É utópico e distante mesmo a variedade de Decks do Pauper aumentar como sonhamos, mas isso por que da mesma forma que online, a maioria do pessoal prefere vencer a se divertir, ou até mesmo tem preguiça ou falta de tempo mesmo para pensar em novas estratégias.
E realmente, estudar um meta, pegar uma ideia nova de alguém (ou criar a sua), fazer inúmeros testes teóricos, comparar listas, preparar o Deck para se tornar competitivo treinando contra os Tier 1 e 2 do formato, fora outros detalhes, demanda muito tempo (muito mesmo) e dedicação para obter o sucesso desejado.
Eu mesmo fiz 3 tops seguidos (sendo campeão em 1) com um Boros Kuldotha (que não é rogue, mas andou por muito tempo sumido do meta) num ambiente cheio de MBCs, Mono Blues Delver e URs Delver (aquele antigo de controle com Oráculo do Portão Marinho, Raio de Fogo e Vaga-Pensador), na época em que Cruzeiro do Tesouro ainda valia.
Eu acho que só joguei 2 vezes em torneios com o meu White Weenie, mas sempre que o empresto ele faz top, sendo muitas vezes campeão.
O Pauper é diferente também dos outros formatos eternos por que os Decks aqui estão em 100% de suas forças. Diferente de você jogar um Legacy e principalmente um Vintage IRL, onde as listas provavelmente sofrem alterações por conta do preço das cartas, principalmente aqui no Brasil e no nosso momento atual.

Acho que quem pensa assim como nós sobre inovar e sair da mesmice dos Decks é que temos que tomar a iniciativa. Muitos vão nos ver jogando e se dando bem com um Deck estranho e alguns podem até se interessar em partir para essas outras experiências, o que só vai enriquecer mais ainda o formato. Eu sempre incentivo os jogadores a criar novas estratégias.
Ainda bem que o Pauper já é rico por si só, mesmo não mudando muito os Decks competitivos, eles já estão em grande número e vez ou outra ainda aparece uma lista inovadora que bate de frente com os já consolidados Decks do formato.

Eu estou com um projeto meio louco, pra não dizer completamente louco...
Vou fazer 50 Decks Paupers e deixá-los no mesmo nível de competitividade. Sei que consigo fazer isso, sei que dá pra criar muito mais do que 50 Decks nivelados no formato entre os top Decks e rogues, mas estou começando pensando "pequeno" com 50 "só" mesmo, depois posso aumentar esse número.

Os que eu já tenho completos são:
(Alguns estão como incompletos, mas é por que tem algumas cartas emprestadas)
Mono White - White Weenie
Mono White Tokens
Mono Blue Delver
Mono Red Burn
Mono Red Goblins
Mono Green Stompy
UR Izzet Delver Fiend
GW Selesnya Fractius
5 Color Perilous Affinity
5 Color Knowledge Affinity
RWu Jeskai Kuldotha

Os que faltam algumas cartas para terminar:
(Em cada link tem a lista de cartas que faltam para completar cada um dos Decks)
Mono White Control
Mono White Heroic
Mono White Soldiers
Mono White Vigilance Equipment
Mono Blue - Blue Weenie
Mono Black Devotion
Mono Red Heroic
Mono Green Rotation Infect
UW Acid Trip
UB Angler Delver
UB Infect
UB Teachings
UB Trinket
UG Turbo Fog
BUw Rhystic Tron
RW Boros Equipment
RW Boros Heroic
GW Aura Hexproof
GW Tokens
Gur Elfos
4 Color Knowledge Affinity
5 Color Urza Tron

Tenho mais alguns na mente e não sei se todos são competitivos, mas acho que a grande maioria são bem nivelados.
Não vejo a hora de completar alguns deles para experimentar a jogabilidade das estratégias novas.

Editada em: 01-05-16 02:22:35 por gelcila.

 
vicoraio

Esquilo
0 Referências
Posts: 50
Registro: 01/02/15

Postado em: 30/09/16 22:04
cara... seu deck é praticamente um stompy "budget" kkkkk uma lista simples, mas prática!! o verde tem essa vantagem...

é posivel sim criar listas priginais e fortes, e a coisa q aprecio no pauper é exatamente esse ponto de poder se desviar das "staples"!!! a sinergia conta mto mais que o poder individual dos cards
 
Patro

Esquilo
0 Referências
Posts: 367
Registro: 08/01/16

Postado em: 01/10/16 18:55

Testa em algum programa tipo o Xmage ou Cockatrice
Gostei da iniciativa. Vez ou outra também faço algumas decks e tento testar para ver se funcionam.
Continua mantendo a gente atualizado (pelo menos eu quero), porque fiquei bastante interessado!